Arranca a I Divisão, com novidades nas regras

Arranca a I Divisão, com novidades nas regras

Arranca este sábado o Melhor Campeonato do Mundo. Tal epíteto está longe de ser sinónimo de perfeição ou ausência de polémica, mas a qualidade dos jogadores que evoluirão em pista ao longo de 26 jornadas, saudados por um público entusiasta, justifica-o.

Tudo começa pouco antes das 15h, no novo Pavilhão João Rocha, o árbitro Jaime Vieira, entre os capitães de Sporting e Infante Sagres, lançar a moeda para a escolha de "campo ou bola", certo? Errado.

A cerimónia do sorteio de "campo ou bola" que determina se uma equipa escolhe a sua meia pista ou se começa com bola terminou. É uma de algumas regras que foram alteradas e que podem surpreender os espectadores mais incautos, ou que já surpreenderam no arranque do Campeonato Nacional da II Divisão ou de Femininos, ou nas Supertaças já realizadas.

A derradeira jornada da I Divisão está agendada para 9 de Junho.

Em vigor desde o dia 1 de Agosto, as novas regras - em que a alteração mais mediática foi o fim do golo de ouro, "abolido" no futebol em 2004 - ditam, em relação ao "campo ou bola", que "a equipa 'visitada' (...) ocupará sempre a meia pista localizada à direita da 'Mesa Oficial do Jogo” durante o primeiro tempo de jogo ou do prolongamento e no aquecimento antes do início do jogo", cabendo à equipa visitante a "execução do golpe de saída que inicia o primeiro período do jogo ou do prolongamento". Naturalmente, invertem-se os papéis nas segundas metades do tempo regulamentar de jogo ou do prolongamento.

Para além das novas regras, são introduzidos como obrigatórios marcadores de 45 segundos na I Divisão.
Para além das novas regras, são introduzidos como obrigatórios marcadores de 45 segundos na I Divisão.

Ainda mais estranheza poderá causar uma equipa que segura a bola na sua meia-pista, quiçá atrás da sua baliza, durante dois minutos ou mais. Mas tal - o tempo de ataque ou o tempo para passar para a meia pista contrária - deixa de ser penalizado quando a equipa esteja em "tempo de inferioridade" por exclusão de um ou mais atletas. Tal também se aplica "quando - na parte final da segunda parte de um jogo - no resultado haja muita vantagem, por parte de uma equipa", não sendo conhecido o critério de cada árbitro, cada equipa e cada jogador para "parte final" ou "muita vantagem".

Equipas em desvantagem numérica podem 'esconder-se' na sua meia-pista.

À atenção dos espectadores, fica também uma alteração nos descontos de tempo. Aquele minuto do "próximo desconto de tempo" em que planeiam ir ali fazer qualquer coisa num instante, pode não ser um minuto, dado que "quando a equipa que solicitou o desconto de tempo, prescindir de usar parte do tempo correspondente, os Árbitros Principais devem ordenar de imediato o reinício do jogo, sem esperar pelo final do desconto de tempo".

Mais vale não perder pitada, e aproveitar todos os minutos, todos os segundos, do Melhor Campeonato do Mundo.

Desfrutem.

Campeonato Nacional da I Divisão

1ª Jornada

Sporting vs Infante Sagres, 15h

Braga vs Valença, 17h

Oliveirense vs Valongo, 17h

Porto vs Grândola, 18h

Benfica vs Sporting de Tomar, 19h

Paço de Arcos vs Juventude de Viana, 21h

Óquei de Barcelos vs Turquel, 21h30

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia