Ataque à Final Four, primeiro 'round'
Realiza-se este sábado a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europeia, mais importante prova de clubes a nível Europeu e Mundial.
Às seis jornadas na fase de grupos, sobreviveram todas as equipas portuguesas, com Porto e Sporting a vencerem os respectivos grupos e Oliveirense e Benfica a selarem o apuramento na derradeira jornada.
Agora as equipas portuguesas lutam entre si por um lugar na Final Four, jogando depois na meia-final por um lugar na partida decisiva. A segunda mão, que dará definitivamente a conhecer os semifinalistas da Liga Europeia, está agendada para 7 de Abril. A Final Four joga-se a 12 e 13 de Maio.
Oliveirense vs Sporting
A eliminatória entre Oliveirense e Sporting irá colocar frente-a-frente o finalista vencido das duas últimas edições e um regresso aos quartos-de-final que se saúda.
A Oliveirense acabou derrotada na derradeira partida da prova em Lisboa (2016) e em Lleida (2017) e volta a estar apostada em conseguir um feito inédito na história do clube. O Sporting, agora a estabilizar depois de anos de existência intermitente, nunca esteve numa Final Four da Liga Europeia (que se realiza desde 1997), mas conta com o técnico Paulo Freitas, que conduziu o Óquei de Barcelos a três consecutivas na Taça CERS, sendo que em duas delas também estiveram os leões.
Na última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional, os "verde-e-brancos" venceram por surpreendentes 9-1, mas no João Rocha e no pior momento da equipa de Oliveira de Azeméis, quando o próprio apuramento para estes "quartos" esteve em risco. Agora, perante o seu público, a Oliveirense jogará certamente de orgulho ferido e a querer afastar a má imagem deixada.
Pelos rumores, quem sair por cima deste duelo deverá ser o principal candidato à organização da Final Four.
Benfica vs Porto
Benfica e Porto protagonizam este sábado o primeiro de três embates em três semanas. Este primeiro na Luz, os dois seguintes no Dragão Caixa. As duas equipas voltarão a defrontar-se pós-Taça Latina, onde estarão Miguel Vieira e Alvarinho, a 7 de Abril, na segunda mão destes quartos-de-final, e a 14, noutros quartos-de-final, os da Taça de Portugal. Agendado está já outro encontro, também no Dragão, mas para o Nacional, a 19 de Maio.
Na fase de grupos da Liga Europeia, o Porto teve um autêntico passeio. Tem o melhor ataque da prova, com uns estonteantes 50 golos em seis partidas, e apenas um empate - em Vic - "manchou" um percurso quase perfeito.
Benfica e Porto encontraram-se, neste mesmo momento da prova, em 2015. Na altura, na Luz deu empate a 3-3 (o último jogo entre as duas equipas que não terminou com a vitória da equipa da casa), vencendo depois o Porto por 3-2, a caminho da Final Four de Bassano.
Depois desse empate, houve quatro duelos na Luz, todos para o Campeonato Nacional, sendo que em três deles, os encarnados venceram por quatro golos. O melhor conseguido pelo Porto foi em 2015/16 (derrota por "apenas" 6-4), sendo que, esta época, o desnível de quatro golos foi determinado por um resultado de 6-2.
Follonica vs Barcelona
Talvez com alguma justiça, à única equipa a terminar a fase de grupos só com vitórias calhou o adversário mais "apetecível".
O Follonica beneficiou de um grupo "ferido", pelo desenvestimento do Vic, para garantir um lugar nos quartos-de-final com um plantel que deve muito aos das outras equipas que ainda estão na corrida ao título e que fica a dever também muito ao seu que em 2006 se sagrou vencedor da Liga Europeia, na única conquista transalpina na prova. Dessa equipa fabulosa equipa, sobra Enrico Mariotti, agora treinador.
Enrico tem "estrelinha" e tentará contrariar o favoritismo do Barcelona, que também representou enquanto jogador e ao serviço de quem também conquistou uma Liga Europeia. As equipas orientadas por Enrico Mariotti já mostraram como se vence como "underdog". Na temporada passada, a conquista europeia do Reus não deixou de ter o seu "quê" de surpresa e, já este ano, o Follonica triunfou na Coppa Italia ao bater os favoritos Lodi e Forte.
Do Barcelona, pouco há para dizer sobre o que o torna um eterno e permanente candidato ao título. Em 52 edições da prova, o Barcelona venceu 21, mais 13 que o segundo mais galardoado, o Reus, com oito triunfos. E, desde 1997, com Final Four ou similar (houve uma Final Six e uma Final Eight), venceu 11 edições contra 10, divididas entre Liceo (três conquistas), Igualada, Reus e Benfica (todos com duas) e Follonica (uma). E, sob orientação de Edu Castro, esta época já venceram Supercopa, Copa del Rey e lideram a OK Liga...
Liceo vs Reus
Tal como no duelo entre Benfica e Porto, este é o primeiro de três embates entre "verdes" e "rojinegros" em três semanas. Depois da segunda mão da Liga Europeia, o Liceo jogará em Reus para a OK Liga, a 14 de Abril.
O Reus é detentor do título, mas esta época - depois de no último defeso ter abdicado de Mariotti para incorporar o histórico Jordi Garcia - já "desperdiçou" a Taça Continental (para a Oliveirense) e a Taça Intercontinental (para o Benfica).
O Liceo, agora sem o quase eterno Carlos Gil, procura o regresso à fase decisiva da prova, onde não chega desde 2012. Na altura, numa final a oito em Lodi, venceriam a última das suas seis Ligas Europeias, com um plantel que contava com Miras, Malián, Edu Lamas e Josep Lamas (todos no actual plantel) e ainda Jordi Bargalló e Ricardo Barreiros (agora na Oliveirense), Toni Perez (Sporting), Matías Pascual (Barcelona) e Tiago Sousa, actual treinador do Marinhense, único "tomba-gigantes" nos "oitavos" da Taça de Portugal.
Liceo e Reus são respectivamente segundo e terceiro na OK Liga, separados por quatro pontos, e já se encontraram na Corunha, com vitória "liceal" por 3-2.
Sábado, 24 de Março de 2018, 1h08