Hóquei Diário / 22 de Abril de 2018

Não passaram de 'sustos'...
Cinco dos seis jogos do Campeonato Nacional disputados este sábado tiveram "cambalhotas" no marcador, terminando com as vitórias dos teoricamente favoritos.
Em Grândola, o Valença conseguiu importantes três pontos "fora de portas". A equipa da Vila Morena esteve a vencer e ao intervalo registava-se uma igualdade no marcador, mas os minhotos dispararam para a vitória na etapa complementar. Luís Viana bisou na sua contribuição para o 1-6 final.
De resto, o Valença foi o único a vencer na luta pela manutenção. O Infante Sagres esteve a vencer por 2-1, mas o Valongo, apesar da expulsão de Luís Melo, reagiu e ao intervalo já vencia por 2-3, chegando a um 3-9 final para o qual muito ajudou uma "manita" de Diogo Fernandes. O Turquel também esteve na frente do marcador, mas não resistiu em Tomar a uma tarde em que os seus jogadores veriam seis azuis e o staff dois vermelhos. Na vitória por 7-4 dos nabantinos, destaque para a pontaria de João Alves ("Joka"), com três golos para a equipa da casa, e de João Silva ("Janeka"), com dois, nos visitantes.
Noutras "guerras", o Porto recolheu aos balneários do Dragão Caixa a perder por 1-2 com o Barcelos, mas dois golos de Gonçalo Alves no reatamento viraram o marcador e o jogo, que terminaria com uma vitória dos dragões por 7-4.
Em Oliveira de Azeméis, os ex-pupilos de Renato Garrido quase faziam a desfeita ao seu ex-técnico na estreia deste pela Oliveirense. Os anfitriões até saíram na frente, mas a oito minutos do fim a Juventude de Viana vencia por 1-3... Logrou a Oliveirense virar para 4-3, com Jordi Bargalló, único a bisar, a fechar as contas de grande penalidade. A Oliveirense marcaria três golos de castigo máximo, dois - um a abrir e o tal a fechar - por Bargalló.
A excepção aos "sustos" foi o Benfica. Na ressaca dos afastamentos da Liga Europeia e Taça de Portugal, os encarnados venceram o Paço de Arcos por 10-0, ainda que o resultado só tenha sido construído na segunda parte, com Miguel Rocha a ser o mais certeiro, com três golos. Ao intervalo, os encarnados venciam pela diferença mínima.
Esta 21ª jornada fica completa no próximo dia 28, com a deslocação do Braga ao João Rocha para defrontar o Sporting.
Saiba mais: "Campeonato Nacional da I Divisão"
Lodi iguala, Forte a um passo
Em Itália, saiu 4-1 à casa. Perante o seu público, Lodi e Forte venceram respectivamente Viareggio e Breganze, com o Lodi a empatar a eliminatória e o Forte a ficar a um passo da final.
A equipa de Nuno Resende redimiu-se da derrota no primeiro jogo e Luís Querido deu o mote para a vitória com o tento inaugural de um jogo em que brilhou o internacional Alessandro Verona, a assinar um hat-trick. Mirko Bertolucci fez o tento de honra dos bianconeri.
Na partida entre Forte e Breganze, ninguém se destacou no registo de golos. Ao intervalo, o Forte já vencia por 3-0, com golos de Torner, De Oro e Montaran e, apesar de Ambrosio ter reduzido, a vitória - selada por um golo de Pagnini - já não escaparia.
Na próxima partida, o Forte pode selar a quinta presença consecutiva na final, mas a equipa de Gigi Bresciani terá de esperar até 3 de Maio, por força da participação do Breganze na Final Four da Taça CERS. Antes, dia 28, jogam Lodi e Viareggio para ver quem ganha vantagem nestas meias-finais.
Biasca e Montreux na frente
Na Suíça, Biasca e Montreux arrancaram na frente na corrida a um lugar na final da NLA.
Destaque para o Montreux, que venceu o Diessbach no recinto deste por 1-2. Numa partida pautada pelo equilíbrio, os vigentes campeões helvéticos viram Pascal Kissling adiantar inaugurar o marcador a 10 minutos do final, mas viraram a contenda. O português Tiago Sousa assinou o empate e Xavier Terns fez o tento da vitória no último minuto.
Em Biasca, o jogo também só foi decidido nos últimos minutos. O veterano Alberto Orlandi deu o exemplo ao marcar nos primeiros minutos da etapa complementar, mas só haveria mais golos nos derradeiros sete. Patrick Greimel empatou para o Uttigen, mas a equipa que terminou a primeira fase em primeiro não claudicou perante o seu público. Cleto Ré fez o 2-1 e, sobre o final do jogo, Gregorio Boll fez o 3-1 que confirmou a vitória.
No próximo sábado, dia 28, o Uttigen e Diessbach têm de vencer para obrigar à "negra". O Uttigen recebe o Biasca, enquanto o Diessbach viaja até Montreux.
Saint-Omer e Noisy na final da Taça
Saint-Omer e Noisy-le-Grand são os finalistas da Taça de França, depois de vencerem respectivamente Merignac e Nantes.
Destaque para a presença na final do português Xavier Lourenço a fechar, a três minutos do final, as contas da partida entre Saint-Omer e Merignac. No 4-6 final, nota ainda para os "bis" Remi Herman, inglório face ao desfecho do jogo, e do catalão Marçal Cuenca, decisivo no apuramento do Saint-Omer, que agora defronta o Noisy.
Esta será a nona presença do Saint-Omer - que, para além de Zavi Lourenço, conta com os guarda-redes Pedro Chambel e Edu Leitão - na final de uma prova que já venceu em quatro ocasiões, enquanto o Noisy - que venceu por 3-5 - procura a sua primeira conquista naquela que é "apenas" a sua segunda presença na final.
Domingo, 22 de Abril de 2018, 10h21