Hóquei Diário / 5 de Maio de 2018

Hóquei Diário / 5 de Maio de 2018

Caminho do título passa por Paço de Arcos e Barcelos

Disputa-se este sábado quase toda a jornada 22 do Campeonato Nacional da I Divisão, que encerra em si jogos que prometem emoção e que são relevantes na corrida ao título. É a primeira das cinco finais, que colocam em confronto os quatro primeiros da pretérita temporada.

No topo da classificação, o Sporting visita Barcelos, onde o Porto deixou pontos, enquanto o Porto visita a pista do Paço de Arcos.

Benfica e Oliveirense jogam entre si este domingo, podendo hoje o Valongo, depois de duas derrotas - com Sporting e Porto - aproximar-se do quarto lugar da Oliveirense. O Valongo recebe o Grândola, lanterna-vermelha.

Na luta pela manutenção, há dois jogos particularmente importantes. O Braga (12º, com 11 pontos) recebe o Infante Sagres (13º, 10 pontos) e ambas as equipas procuram três pontos que alimentem a esperança da manutenção. Acima da linha de água, o Valença (10º, 16 pontos) recebe o Sporting de Tomar e procurará somar pontos que consolidem a sua posição.

Os jogos deste sábado (e respectivos árbitros nomeados) são os seguintes:

• Braga vs Infante, 17h (Rui Torres e José Pinto)

• Valongo vs Grândola, 18h30 (Paulo Almeida e Júlio Teixeira)

• Paço de Arcos vs Porto, 21h (Luís Peixoto e João Duarte)

• Turquel vs Juventude de Viana, 21h (Jaime Vieira e Joaquim Sequeira)

• Valença vs Tomar, 21h30 (Orlando Panza e Paulo Santos)

• Óquei de Barcelos vs Sporting, 21h30 (Joaquim Pinto e Paulo Rainha)

Saiba mais: "Corrida ao título entra na recta final"

Saiba mais: "Campeonato Nacional da I Divisão"

Forte conhece adversário?

Em Itália, o Forte já está na final à espera de adversário. O oponente da equipa de Pierluigi Bresciani para a ronda decisiva que se começa a disputar no próximo dia 12 sairá do confronto entre Lodi e Viareggio e pode ficar definido hoje.

A partir das 20h45 locais, os "bianconeri" do Viareggio recebem os "gialorossi" do Lodi e têm imperativamente de vencer para forçar um quinto jogo. Numa série à melhor de cinco, sempre com vitórias caseiras, o Viareggio venceu a primeira partida (5-3), o Lodi a segunda (4-1) e terceira (5-3 após grandes penalidades). Perante o seu público, conseguirão Reinaldo Ventura e companhia impedir que Nuno Resende e os seus "ragazzi" - entre os quais, Luís Querido e Gonçalo Pinto - se apurem já, reeditando assim a final da pretérita temporada?

Em caso de necessidade de "negra", o Lodi recebe o Viareggio próxima terça-feira. A final começa a ser disputada no sábado, dia 12.

Jornada pode dar campeão

Em Espanha, a 28ª jornada, ficando depois duas por jogar, pode dar campeão.

Caso o Liceo não vença este sábado na deslocação a Vic, o Barcelona pode terminar com a discussão e selar já amanhã o penta. Isto se vencer em Lleida, no palco da coroação da equipa da "risca azul" na Taça CERS.

No entanto, o Lleida ainda tem aspirações ao quarto lugar, que é do Noia. A equipa de Pere Varias recebe este sábado o Arenys de Munt, numa batalha importante para duas guerras. Se o Noia vencer, fica a um deslize do Lleida de carimbar o quarto lugar e a presença na Liga Europeia. O que, só por si, condenaria o Arenys à descida de divisão. A equipa que este ano subiu à OK Liga tem de vencer e esperar que o Lloret perca na recepção ao Alcoy para acalentar esperanças mais uma jornada.

Os jogos deste sábado da OK Liga, com horas locais (menos uma em Portugal continental) são os seguintes:

• Noia vs Arenys de Munt, 19h30

• Vic vs Liceo, 20h

• Voltregà vs Caldes, 20h

• Palafrugell vs Girona, 20h

• Lloret vs Alcoy, 20h30

• Igualada vs Reus, 20h30

• Asturhockey vs Vendrell, 21h30

Um castigo de um ano, para cumprir em dois meses

Foi esta sexta-feira conhecido o desfecho de um processo a Alexandre Marques ("Xanoca"), que - por incumprimento num procedimento administrativo - ditou uma suspensão de actividade de um ano do jogador do Sporting de Tomar.

O castigo, desproporcionado pelo motivo que é, enquadra-se em caso anteriores que tiveram o parecer do Conselho Nacional Antidopagem, mas a aplicação do mesmo não deixa de encerrar em si alguma estranheza. O início do castigo é sugerido - e fixado pelo Conselho de Disciplina da FPP - a 30 de Junho de 2017 e está, por isso, a menos de dois meses - que compreendem cinco jornadas do Campeonato e a Final Four da Taça de Portugal - de terminar. Mas o jogador esteve a jogar entretanto...

Saiba mais: "Xanoca com um ano de 'suspensão'... quase a terminar"

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia