Hóquei Diário / 20 de Maio de 2018

Hóquei Diário / 20 de Maio de 2018

Sporting é líder, Grândola desce

Com uma clara vitória clara por 13-2 - destacando-se uma mão cheia de golos de Toni Perez - sobre o Paço de Arcos, e beneficiando de um alucinante empate a sete entre os anteriores líderes Benfica e Porto, o Sporting regressou ao primeiro lugar da classificação da I Divisão. A três jornadas do fim do Campeonato, os leões têm uma tarefa enorme para defender a sua posição, defrontando Benfica (na Luz), Porto (no João Rocha) e Oliveirense (em Oliveira de Azeméis).

No outro extremo, o Grândola foi derrotado pelo Braga (3-4) e viu a descida confirmada matematicamente, ao passo que os bracarenses, com a derrota do Valença por 6-5, saem da zona de despromoção. Em Viana do Castelo, o Valença chegou a estar a perder por 5-1, mas conseguiu igualar... só que Emanuel Garcia, a dois minutos e meio do final, selou um poker que lhe dará a liderança da lista de melhores marcadores e impediu o Valença de somar pontos.

Ainda na luta pela manutenção, Infante Sagres (13º) e Turquel (9º) não somaram pontos continuando, respectivamente, a um passo da despromoção e da manutenção. O Infante recebeu o Óquei de Barcelos e perdeu por 2-8, com Marinho a assinar quatro dos golos dos barcelenses, enquanto o Turquel foi derrotado por oito golos sem resposta em Oliveira de Azeméis. Este último resultado, permitiu à Oliveirense adiantar-se ao Valongo - que perdeu na deslocação a Tomar por 4-2 - na luta pelo quarto lugar.

Os resultados da 23ª jornada foram os seguintes:

• Sporting 13-2 Paço de Arcos

• Porto 7-7 Benfica

• Infante Sagres 2-8 Óquei de Barcelos

• Oliveirense 8-0 Turquel

• Tomar 4-2 Valongo

• Grândola 3-4 Braga

• Juventude de Viana 6-5 Valença

Com três jornadas por disputar, a classificação está assim ordenada:

Zona da Liga Europeia

1º Sporting CP, 62 pontos

2º SL Benfica, 61

3º FC Porto, 61

4º UD Oliveirense, 45

Zona da Taça CERS

5º AD Valongo, 41

6º A Juv. Viana, 36

7º SC Tomar, 36

8º OC Barcelos, 34

9º HC Turquel, 21

Zona de manutenção

10º CD Paço de Arcos, 18

11º HC Braga, 17

Zona de despromoção

12º Valença HC, 16

13º C Infante Sagres, 10

14º HCP Grândola, 6

"Porto e Benfica empatam (a sete!) e Sporting sobe à liderança"

"Estreante Grândola regressa à II Divisão"

"Campeonato Nacional da I Divisão"

Valongo reclama respeito

Num comunicado de quatro pontos, o Valongo expressou o seu desagrado perante acontecimentos recentes, nomeadamente relacionados com a arbitragem.

O clube que ocupa o quinto lugar, agora a quatro pontos da Oliveirense e de um lugar na Liga Europeia, constata que, nas últimas quatro partidas, em oito árbitros possíveis, tiveram sete da Associação de Aveiro (em que a Oliveirense está filiada); estranha o pesado castigo de quatro jogos a Luís Melo num lance que, alega, não seria sequer merecedor de vermelho; estranha a frase "nós não temos nada a ver com a caldeirada que aqui está preparada..." que ouviu repetidamente em Tomar; e reclama respeito para com a sua instituição.

Na próxima jornada, na corrida à última vaga pela Liga Europeia, o Valongo recebe a Juventude de Viana, enquanto a Oliveirense se desloca ao Dragão Caixa.

Oito de Elite

O Turquel, única equipa que ainda poderia chegar aos oito primeiros, perdeu em Oliveira de Azeméis e hipotecou as hipóteses de regresso à Elite Cup, onde esteve em 2016. E, assim, ficaram conhecidas as oito equipas que estarão em Portimão de 28 a 30 de Setembro, no mais importante momento da pré-temporada.

Depois de Sporting, Benfica, Porto, Oliveirense, Valongo e Tomar, carimbaram - nesta 23ª jornada do Nacional - a sua presença as equipas minhotas da Juventude de Viana e do Óquei de Barcelos.

"Oito da Elite já conhecidos"

"Elite Cup vai ter sorteio e já tem seis apurados"

Viana aposta na juventude

A Juventude de Viana parece apostada em rejuvenescer a sua equipa.

Depois do francês Remi Herman (20 anos), os vianenses apresentaram este sábado Bruno Guia, guarda-redes que chegará dos Sub-20 do Óquei de Barcelos.

Natural de Viana do Castelo, Bruno começou na Escola Desportiva, rumando depois ao emblema barcelense. No último defeso, esteve no estágio final da selecção nacional que se sagraria campeã do Mundo em Nanjing, mas ficaria fora dos 10 finais, preterido em favor de Tiago Rodrigues e de Bernardo Mendes.

Para além de Herman e de Guia, fala-se ainda do catalão Arnau Xaus (21 anos) e de outro jovem valor português, sendo para já certas as baixas de André Azevedo (que abandonou após lesão e assumiu o comando técnico), Emanuel Garcia (que ruma à Oliveirense) e do guarda-redes Paulo Matos (que deu a carreira como terminada).

Lodi (bi)campeão

Em Itália, o Lodi sagrou-se bicampeão italiano. A equipa orientada por Nuno Resende, e que conta com Luís Querido e Gonçalo Pinto, venceu o terceiro jogo da final frente ao Forte por 5-3, numa partida só resolvida no prolongamento.

"Lodi revalida 'scudetto'"

Gijón vence OK Liga Feminina

Na penúltima jornada da OK Liga feminina, possivelmente a melhor prova feminina do Mundo, o Gijón garantiu o título com uma vitória por 6-1 sobre o Vila-Sana.

Depois do triunfo na Liga Europeia, a equipa de Ruben Muñoz - que conta com o português Nuno Canelas na equipa técnica -, selam a revalidação do título, o terceiro em nove edições da prova, com 19 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, a melhor defesa (39 golos consentidos vs 44 do Palau) e, de longe, o melhor ataque (118 marcados vs 91 do Manlleu).

Será agora hora de planear o futuro, sendo que há uma semana foi anunciada a saída do treinador Ruben Muñoz (por decisão do técnico) e já são também certas as saídas de Maria Diez ("Peke") e de Anna Casarramona, a que se pode juntar a da capitã Sara Lolo.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia