Hóquei Diário / 21 de Julho de 2018
Os quatro esperados nas 'meias'
Não houve surpresas nos quartos-de-final do Campeonato da Europa. Depois de uma relativa surpresa em 2016, com a França a ser afastada pela Suíça, desta feita nenhuma das quatro selecções europeias mais conceituadas da actualidade claudicou.
Nem a França, que, depois da derrota com Portugal, voltou à pista cerca de 13h depois do término da partida. Frente aos alemães, o capitão Carlo Di Benedetto assinou três golos, levando os gauleses às meias-finais.
Resta saber que forças sobram aos franceses para um dia em que defrontam uma Espanha que teve um jogo tranquilo, vencendo a Suíça por 3-10, e que respira confiança. Ferrant Font e Raul Marin, que, para lá do Europeu, continuarão companheiros, mas no Sporting, assinaram, sob o olhar do técnico Paulo Freitas, três golos cada.
As vagas na outra meia-final são para Itália e Portugal. A Itália venceu Andorra por 2-6, com Illuzzi, aparentemente recuperado da pubalgia que o afastou dos primeiros jogos, a bisar. Portugal teve possibilidade de gerir o esforço, depois de chegar a uma vantagem de 1-5 ao intervalo, mas ainda assim reclamaria a maior goleada destes quartos-de-final, vencendo por 2-14.
Saiba mais: "Vitória expressiva leva Portugal às 'meias'"
No jogo que abriu a jornada desta sexta-feira, Áustria e Bélgica, a lutarem pelo nono lugar, procuravam a primeira vitória na prova... mas ficou novamente adiada.
A Áustria de João Nuno Meireles até chegou a uma vantagem de dois golos, mas a Bélgica recuperaria e no final haveria divisão de pontos, com um empate a quatro.
Resultados de 20 de Julho
• [9º-11º] Áustria 4-4 Bélgica (Jean-Carles Theurer, Sebastian Mostogl, Jonas Fassler, Stefan Sahler; Joeri Mertens x2, Nuno Rilhas x2)
• [QF] Alemanha 2-5 França (Alexander Ober, Mats Zilken; Carlo Di Benedetto x3, Mathieu Le Roux, Bruno Di Benedetto)
• [QF] Andorra 2-6 Itália (Llorenç Miquel x2; Alessandro Verona, Federico Ambrosio, Davide Banini, Domenico Illuzzi x2, Marco Pagnini)
• [QF] Suíça 3-10 Espanha (Ferran Font x3, Edu Lamas, Pau Bargalló, Raul Marin x3, Jordi Adroher, Albert Casanovas; Simon Wuffli x2, Patrick Moor)
• [QF] Inglaterra 2-14 Portugal (Alex Mount, Jack Tucker; Hélder Nunes, Diogo Rafael, Rafa, Vítor Hugo x4, Poka x3, Gonçalo Alves, João Rodrigues x3)
Em busca da final
Os resultados nos quartos-de-final obedeceram à lei do favoritismo e as quatro selecções apontadas como as mais fortes defrontam-se nas meias-finais.
Em duas partidas que serão certamente boa propaganda para a modalidade, Espanha, França, Portugal e Itália procuram um lugar na final deste domingo, sabendo-se desde já que portugueses e italianos - que se defrontam - não repetirão o encontro na partida decisiva.
Agenda de 21 de Julho (horas locais)
• [9º-11º] Bélgica vs Holanda, 10h
• [5º-8º] Inglaterra vs Andorra, 12h30
• [5º-8º] Suíça vs Alemanha, 17h30
• [MF] Espanha vs França, 20h
• [MF] Portugal vs Itália, 22h
Campeão de Sub-20 conhecido hoje
Enquanto na Corunha se disputa o Europeu, em Portugal decide-se mais um Campeonato Nacional: o de Sub-20.
À entrada para a última jornada, Benfica e Valongo somam os mesmos 28 pontos na liderança da fase de apuramento de campeão, com os encarnados - que defendem o título conquistado em 2017/18 - a terem vantagem no confronto directo.
Tal vantagem, permite que os encarnados dependam apenas de si para a (re)conquista, mas o Benfica já deixou fugir a oportunidade de garantir o título perante o seu público e joga agora em São João da Madeira, frente ao terceiro classificado do Nacional.
Uma vitória garante sem mais contas o título ao Benfica, e em Valongo conta-se com o brio alvinegro para que tal não aconteça. Se o Benfica não vencer, o Valongo será campeão se fizer melhor. Ou seja, se o Benfica perder, o Valongo é campeão se empatar e, caso o Benfica empate, o Valongo celebra se vencer.
Nesta derradeira jornada, em que os jogos se realizam todos às 17h, o Valongo recebe o Sporting.
Sábado, 21 de Julho de 2018, 9h03