Hóquei Diário / 22 de Setembro de 2018
Foto de capa: Marzia Cattini @ WS Europe RHFinal é entre Espanha e Itália
O título de Campeão da Europa de Sub-20 não será, este ano, para Portugal. Depois de cinco conquistas consecutivas, sempre com o ouro depois de 2006, a selecção portuguesa não conseguiu um apuramento que já tinha contornos de missão impossível.
Depois da Itália ter vencido a Alemanha por 6-3, confirmava-se que Portugal tinha de vencer a Espanha por quatro golos, e até marcou primeiro. Mas esta Espanha apresenta-se muito forte e ao intervalo vencia já por dois golos, confirmando a vitória com o 2-5 na segunda parte. Em destaque até estaria Bernardo Mendes ao parar quatro livres directos e uma grande penalidade, todas as bolas paradas de que a selecção de Sergi Macià dispôs.
Portugal disputa esta tarde, a partir das 19h, o jogo dos terceiro e quarto lugares, seguindo-se a final, entre Espanha e Itália, a partir das 21h.
Antes, Suíça e Inglaterra disputam os quinto e sexto lugares, numa reedição do jogo desta sexta-feira. A contar para muito pouco, a Suíça venceu por 6-3, conseguindo a primeira vitória na prova, tentando agora a selecção de José Carlos Amaral fugir ao último lugar com um primeiro triunfo no derradeiro dia.
Espanha e Itália decidem campeão no fim do sonho do 'hexa'
Benfica e Porto em finais
Benfica e Porto disputam este sábado as finais dos Torneio Eurocidade e Memorial Carlos Figueira.
No Alto Minho, o Benfica defronta a partir das 17h30 o Marinhense. Os encarnados sentiram dificuldades para ultrapassar o recém-relegado e anfitrião Valença, vencendo por 1-2 com o golo decisivo a ser apontado a três minutos do fim, de livre directo, pelo reforço Lucas Ordoñez, que bisou. No Valença, os guarda-redes Edu Leitão e Keven Correia estiveram em plano de destaque, prometendo uma excelente temporada.
O Marinhense, recém-promovido, venceu a Juventude de Viana por 4-6 com Filipe Vaz e Filipe Almeida a bisarem e os reforços Gonçalo Domingues e João Lomba a inscreverem também o seu nome na lista de golos.
Em Valongo, a final, a partir das 17h, é entre o anfitrião e o Porto, num jogo que promete. Nas meias-finais, os dragões venceram o Turquel por 1-6, enquanto o Valongo venceu a Sanjoanense por 8-4.
Primeira mão da Supercoppa
Depois de tentado o modelo de Final Four, a Supercoppa, Supertaça de Itália, regressa a um modelo de duas mãos.
Este ano, a Supercoppa é disputada entre Lodi, campeão transalpino, e Follonica, vencedor da Coppa, e a primeira mão joga-se em Follonica, esta noite, a partir das 20h45.
Entre várias novidades de parte a parte, nota para a ausência de “Checco” Compagno no Lodi, orientado por Nuno Resende e com Luís Querido como uma das figuras maiores. Compagno é líder dos melhores marcadores no Europeu de Sub-20 e, à hora da Supercoppa, estará a jogar pelo título europeu que escapa a Itália desde 1991.
A segunda mão, em Lodi, joga-se a 29 de Setembro.
Sábado, 22 de Setembro de 2018, 8h38