Hóquei Diário / 23 de Setembro de 2018
Espanha campeã
A Espanha conquistou o Campeonato da Europa de Sub-20, num derradeiro dia de prova que não trouxe volte-faces sobre o que tinha acontecido na primeira fase.
A selecção espanhola voltou a bater Itália na final, ainda que desta feita por um mais “curto” 3-2, Portugal venceu novamente a Alemanha, agora por 7-2, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, e a Suíça repetiu a vitória sobre a Inglaterra, desta feita por 11-5, garantindo o quinto lugar.
Este é o 24º título da Espanha na prova, pondo fim a um reinado – o mais longo da história – de quase 10 anos de Portugal.
Na cerimónia de entrega dos prémios, não houve qualquer alusão à nova designação de World Skate ou World Skate Europe, estando taça, medalhas e dirigentes ainda como CERS ou CERH. Do tempo em que havia o escalão de Sub-20…
Espanha campeã, 12 anos depois
O Europeu de um escalão fantasma
Saint-Omer vence Supercoupe
O Saint-Omer, com o português Pedro Chambel na baliza, venceu este sábado a Supercoupe, Supertaça de França, ao bater o campeão gaulês Quevert por 3-4.
Entre duas equipas de Liga Europeia – Quevert no grupo A da Oliveirense e Saint-Omer no C do Porto – o Saint-Omer venceu com dois golos de Jacobo Mantiñan e outros dois de Marçal Cuenca, contra tentos de Toni Sero, Pol Galbas e Felipe Castro.
Follonica e Lodi empatados
Follonica e Lodi empataram na primeira mão da Supercoppa, a Supertaça italiana, a uma bola, deixando tudo em aberto para a segunda mão a realizar no dia 29, em Lodi.
Em Follonica, adiantou-se o campeão italiano Lodi com um tento de Alessandro Verona, mas o argentino Mário Rodriguez relançou por completo a discussão do primeiro troféu da temporada transalpina ao repor a igualdade.
Barça vence Clássico no arranque da OK Liga
No arranque da OK Liga, o destaque vai inteirinho para um dos Clássicos do Hóquei em Patins mundial, com o Liceo a receber o Barcelona menos de uma semana volvida sobre a conquista da Supercopa pelos “verdes”.
O Barça voltou a adiantar-se cedo, aos quatro minutos, por Gual, e o Liceo voltaria a empatar antes do intervalo, por Di Benedetto. Mas, desta feita, o Barcelona não permitiu reviravolta no marcador.
O galego Alabart marcou logo no reatamento e, apesar de Di Benedetto voltar a empatar pouco depois, os blaugrana – em dia de estreia de João Rodrigues na OK Liga – dispararam no marcador, chegando a uma vantagem de 2-5, com tentos de Pascual, Alabart e Panadero.
Já nos derradeiros três minutos, Ciocale e Di Benedetto reduziram para a desvantagem mínima, mas o Barcelona regressaria à Catalunha com os três pontos, fruto de uma vitória por 4-5, conquistados.
Nas restantes partidas desta primeira ronda, destaque para a vitória do recém-promovido Calafell na pista do Lloret por 3-5 e para os jogos dos outros portugueses para lá de João Rodrigues, com sortes distintas.
O Reus de Tiago Rafael venceu o Vendrell, num jogo que é um dérbi, por 3-2, enquanto o Alcoy não evitou a derrota às mãos do Noia, equipa de Liga Europeia e muito reforçado, por 1-2. Já em desvantagem por aquele que seria o resultado final, o Alcoy dispôs de dois livres directos em que os portugueses desperdiçaram a oportunidade de serem heróis. Primeiro, ainda com mais de 13 minutos por jogar, Renato Castanheira não conseguiu bater Xus Fernandez e, com poucos segundos para jogar, foi a vez de João Ramalho não conseguir bater o guardião contrário.
Marinhense e Porto triunfam
Marinhense e Porto triunfaram este sábado nos torneios Eurocidade e Memorial Carlos Figueira.
Em Valença, o recém-promovido ao escalão maior Marinhense venceu na final o Benfica, depois de na véspera ter batido a Juventude de Viana.
A equipa da Marinha Grande, mantendo a estrutura da temporada passada, logrou um empate a três com o vice-campeão nacional no tempo regulamentar, vencendo depois no desempate por grandes penalidades.
Em Valongo, frente ao anfitrião, o Porto venceu por 5-1, com golos de Gonçalo Alves, que bisou, Telmo Pinto e dos reforços Giulio Cocco e Daniel Oliveira (“Poka”).
Oliveirense homenageia Professor com triunfo
Na segunda edição do troféu que homenageia o Professor João Araújo, a Oliveirense venceu a Académica de Coimbra por 10-0.
O Professor João Araújo faleceu em 2015 depois de uma vida ligada ao desporto e ao Hóquei em Patins, tendo integrado equipas técnicas da Sanjoanense, da Oliveirense e da Selecção Nacional. Ao serviço da selecção das quinas, fez parte da conquista do Campeonato do Mundo de 2003.
Domingo, 23 de Setembro de 2018, 23h59