Hóquei Diário / 23 de Setembro de 2018

Espanha campeã
A Espanha conquistou o Campeonato da Europa de Sub-20, num derradeiro dia de prova que não trouxe volte-faces sobre o que tinha acontecido na primeira fase.
A selecção espanhola voltou a bater Itália na final, ainda que desta feita por um mais “curto” 3-2, Portugal venceu novamente a Alemanha, agora por 7-2, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, e a Suíça repetiu a vitória sobre a Inglaterra, desta feita por 11-5, garantindo o quinto lugar.
Este é o 24º título da Espanha na prova, pondo fim a um reinado – o mais longo da história – de quase 10 anos de Portugal.
Na cerimónia de entrega dos prémios, não houve qualquer alusão à nova designação de World Skate ou World Skate Europe, estando taça, medalhas e dirigentes ainda como CERS ou CERH. Do tempo em que havia o escalão de Sub-20…
Espanha campeã, 12 anos depois
O Europeu de um escalão fantasma
Saint-Omer vence Supercoupe
O Saint-Omer, com o português Pedro Chambel na baliza, venceu este sábado a Supercoupe, Supertaça de França, ao bater o campeão gaulês Quevert por 3-4.
Entre duas equipas de Liga Europeia – Quevert no grupo A da Oliveirense e Saint-Omer no C do Porto – o Saint-Omer venceu com dois golos de Jacobo Mantiñan e outros dois de Marçal Cuenca, contra tentos de Toni Sero, Pol Galbas e Felipe Castro.
Follonica e Lodi empatados
Follonica e Lodi empataram na primeira mão da Supercoppa, a Supertaça italiana, a uma bola, deixando tudo em aberto para a segunda mão a realizar no dia 29, em Lodi.
Em Follonica, adiantou-se o campeão italiano Lodi com um tento de Alessandro Verona, mas o argentino Mário Rodriguez relançou por completo a discussão do primeiro troféu da temporada transalpina ao repor a igualdade.
Barça vence Clássico no arranque da OK Liga
No arranque da OK Liga, o destaque vai inteirinho para um dos Clássicos do Hóquei em Patins mundial, com o Liceo a receber o Barcelona menos de uma semana volvida sobre a conquista da Supercopa pelos “verdes”.
O Barça voltou a adiantar-se cedo, aos quatro minutos, por Gual, e o Liceo voltaria a empatar antes do intervalo, por Di Benedetto. Mas, desta feita, o Barcelona não permitiu reviravolta no marcador.
O galego Alabart marcou logo no reatamento e, apesar de Di Benedetto voltar a empatar pouco depois, os blaugrana – em dia de estreia de João Rodrigues na OK Liga – dispararam no marcador, chegando a uma vantagem de 2-5, com tentos de Pascual, Alabart e Panadero.
Já nos derradeiros três minutos, Ciocale e Di Benedetto reduziram para a desvantagem mínima, mas o Barcelona regressaria à Catalunha com os três pontos, fruto de uma vitória por 4-5, conquistados.
Nas restantes partidas desta primeira ronda, destaque para a vitória do recém-promovido Calafell na pista do Lloret por 3-5 e para os jogos dos outros portugueses para lá de João Rodrigues, com sortes distintas.
O Reus de Tiago Rafael venceu o Vendrell, num jogo que é um dérbi, por 3-2, enquanto o Alcoy não evitou a derrota às mãos do Noia, equipa de Liga Europeia e muito reforçado, por 1-2. Já em desvantagem por aquele que seria o resultado final, o Alcoy dispôs de dois livres directos em que os portugueses desperdiçaram a oportunidade de serem heróis. Primeiro, ainda com mais de 13 minutos por jogar, Renato Castanheira não conseguiu bater Xus Fernandez e, com poucos segundos para jogar, foi a vez de João Ramalho não conseguir bater o guardião contrário.
Marinhense e Porto triunfam
Marinhense e Porto triunfaram este sábado nos torneios Eurocidade e Memorial Carlos Figueira.
Em Valença, o recém-promovido ao escalão maior Marinhense venceu na final o Benfica, depois de na véspera ter batido a Juventude de Viana.
A equipa da Marinha Grande, mantendo a estrutura da temporada passada, logrou um empate a três com o vice-campeão nacional no tempo regulamentar, vencendo depois no desempate por grandes penalidades.
Em Valongo, frente ao anfitrião, o Porto venceu por 5-1, com golos de Gonçalo Alves, que bisou, Telmo Pinto e dos reforços Giulio Cocco e Daniel Oliveira (“Poka”).
Oliveirense homenageia Professor com triunfo
Na segunda edição do troféu que homenageia o Professor João Araújo, a Oliveirense venceu a Académica de Coimbra por 10-0.
O Professor João Araújo faleceu em 2015 depois de uma vida ligada ao desporto e ao Hóquei em Patins, tendo integrado equipas técnicas da Sanjoanense, da Oliveirense e da Selecção Nacional. Ao serviço da selecção das quinas, fez parte da conquista do Campeonato do Mundo de 2003.
Domingo, 23 de Setembro de 2018, 23h59
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas



