Hóquei Diário / 7 de Outubro de 2018
Fotos para montagem de capa: Luis Velasco HeviaFinal com Dérbi Capital
A Eurockey Cup de Sub-17 vai ter campeão inédito. E português.
Sporting e Benfica defrontam-se este domingo a partir das 11h de Portugal continental pela conquista do mais importante troféu europeu de clubes do escalão, procurando repetir o feito do Braga, em 2014.
À conquista bracarense, na primeira edição da prova de Sub-17, seguiram-se três conquistas catalãs, com triunfos de Manlleu (2015), Lleida (2016) e Barcelona (2017).
Para garantir um lugar na final nesta edição, Sporting e Benfica venceram os respectivos grupos só com vitórias, vencendo este sábado nos quartos e meias-finais. Na fase a eliminar, os leões venceram tangencialmente Barcelona por 3-2 e Caldes por 4-3, enquanto o Benfica registou resultados mais dilatados. As águias venceram o Alcoy por 9-1 e o Valongo – que, em ano de estreia, lutará pelo terceiro lugar – por 4-0.
Entretanto, relegado para a disputa na segunda metade da classificação, o também estreante Penafiel terminou em 10º, perdendo apenas no derradeiro jogo, com o Follonica, por 1-4.
Sporting CP vs SL Benfica – Dados e Stream
Site de competição Eurockey Cup
Supertaça este domingo
Disputa-se este domingo a Supertaça António Livramento, no Pavilhão Municipal da Mealhada.
A partir das 15h, Sporting e Porto entram em pista para honrar um nome maior – quiçá, o maior de todos – do Hóquei em Patins nacional e mundial, e disputar o primeiro troféu oficial da temporada. Este sábado, os técnicos Paulo Freitas e Guillem Cabestany fizeram a antevisão ao embate, recusando assumir o favoritismo num embate que promete ser pautado pelo equilíbrio e decidido nos pormenores.
Este será o terceiro confronto entre Sporting e Porto na história da prova, tendo os dragões vencido em 1989 e 1991. Em 1985 deveria ter havido um primeiro confronto, mas o Sporting faltou, por “guerras” entre Associação de Lisboa e Federação.
Nos últimos três anos, dragões e leões monopolizaram as conquistas na Supertaça, com o Porto a vencer em 2016 e 2017 e o Sporting a vencer em 2015.
O jogo terá transmissão em directo na TVI24.
No Placard
O jogo da Supertaça António Livramento é um dos eventos disponíveis para apostas no Placard, o primeiro de Hóquei em Patins depois da estreia com o Campeonato da Europa em Julho.
Sendo considerado o tempo regulamentar de jogo, um empate entre o campeão nacional e o detentor da Taça de Portugal vale quatro euros por cada euro apostado, enquanto uma vitória leonina vale dois e uma vitória do Porto vale dois euros e vinte cêntimos.
A1 arranca com surpresas
A fase regular da Série A1, principal campeonato italiano, arrancou este sábado, e desde logo com algumas surpresas.
O recém-promovido Vercelli, orientado por Sérgio Silva e com Francisco Veludo e João Silva a titulares, logrou um empate (3-3) frente ao Breganze, ficando seguramente os três portugueses com mais razões para sorrir do que Reinaldo Ventura ou Diogo Neves.
O Bassano, de Diogo Neves, foi derrotado pelo Trissino por 1-3, e o Viareggio também não escapou à derrota, perdendo na recepção ao Scandiano por 1-2.
Ainda no capítulo das surpresas, o Sarzana bateu o pé – por 5-3 – ao vice-campeão Forte, que viu outros dois assumidos candidatos à conquista do “scudetto” adiantarem-se na classificação e com vitórias categóricas.
O campeão Lodi, de Nuno Resende, mesmo com Luís Querido condicionado, venceu o Thiene por 8-3, enquanto o super-reforçado Valdagno, de André Centeno, “devastou” o Sandrigo pelo resultado mais desnivelado da ronda: 9-3. O veterano Massimo Tataranni, de 40 anos, apontou quatro dos golos do Valdagno e já lidera as contas dos melhores marcadores.
Castanheira marcou na OK Liga
Em Espanha, a OK Liga já completou esta sexta-feira e sábado grande parte das três primeiras jornadas.
Nesta terceira ronda, destaque para o golo de Renato Castanheira pelo Alcoy, apesar da derrota por 4-3 na pista do Caldes, e para dois “deslizes” de equipas da Liga Europeia. O Reus empatou perante o seu público a dois frente ao recém-promovido Calafell, e o Noia fez ainda pior. Perdeu na pista do Lloret – onde no defeso “roubou” Marc Grau – por 4-1
A terceira jornada fica completa este domingo com os jogos entre Lleida e Vic (12h) e Liceo e Vendrell (12h30), mas o calendário só fica definitivamente acertado terça-feira, com os jogos que Lleida e Barcelona adiaram em função da participação na Taça Continental.
Marinhense e Sporting ‘B’ decidem Golden Cup
O Marinhense e a equipa “B” do Sporting disputam este domingo a final da terceira edição da Golden Cup.
Intrometido nas meias-finais entre três primodivisionários, a equipa “B” do Sporting garantiu o lugar na final com uma vitória sobre o Braga.
O Marinhense, que recentemente conquistou o Torneio Eurocidade, em Valença, conquistou a possibilidade de juntar mais um troféu ao seu palmarés ao afastar o Paço de Arcos.
A final está agendada para as 17h.
Domingo, 7 de Outubro de 2018, 8h34