Hóquei Diário / 13 de Outubro de 2018
Foto de capa: Federação de Patinagem de PortugalA decisão
Espanha e Portugal decidem esta noite, a partir das 21h, quem sai da Mealhada campeão europeu de Seniores Femininos.
No penúltimo dia, só a Espanha tinha algo a perder. Caso não vencesse a Alemanha, poderia ficar sem a vantagem de poder ser campeã com apenas um empate no Clássico. Mas as pupilas de Ricard Ares não vacilaram, venceram a Alemanha por 10-2, e obrigam Portugal a vencer para ser campeão.
Derradeiro jogo do Europeu tem transmissão em directo, na RTP1 e RTP Internacional, a partir das 21h.
Sem nada em jogo, a selecção de Carlos Pires fez uma partida tranquila frente à Suíça, que se fechou muito. Ao intervalo, Portugal vencia por “apenas” 0-1, avolumando o resultado paulatinamente conforme o desgaste dos minutos moía o “muro” helvético.
Resumindo, a Espanha será campeã caso vença ou empate no Clássico ibérico, Portugal será campeão se levar de vencida as actuais campeãs do Mundo (bi) e da Europa (tetra).
Portugal vence e disputará título com a Espanha
Entre as restantes selecções, França, Alemanha e Suíça ainda estão na luta pelo quarto lugar. As gaulesas seguram essa honrosa posição se pelo menos empatarem frente à selecção helvética (a partir das 17h), mas, caso percam, o quarto lugar será para a Suíça… se a Alemanha não vencer. Caso a Alemanha vença as inglesas (19h) depois da Suíça bater a França, o quarto lugar será para as germânicas.
A Itália, com uma vitória por 3-2 sobre a França esta sexta-feira, garantiu o bronze.
Antes do derradeiro dia da prova, a classificação está assim ordenada:
1º Espanha, 15 pontos / 5 jogos
2º Portugal, 15 / 5j
3º Itália, 10 / 6j
4º França, 6 / 5j
5º Alemanha, 4 / 5j
6º Suíça, 3 / 5j
7º Inglaterra, 0 / 5j
Arranca o Melhor Campeonato do Mundo
Arranca este sábado o “Melhor Campeonato do Mundo”. Depois da OK Liga espanhola e da Série A1 italiana, começam as emoções do Campeonato Nacional da I Divisão portuguesa.
O prato forte desta primeira ronda está reservado para este domingo, com o Dérbi eterno entre Sporting e Benfica, que este ano é entre campeão e vice-campeão nacional. Mas este sábado também há vários pólos de interesse, em particular no que aos reforços diz respeito.
A partir das 17h30, a Oliveirense recebe a Juventude de Viana num jogo em que Renato Garrido volta a defrontar a sua ex-equipa e em que quererá entrar com patim direito em mais uma temporada marcada pela ambição em Oliveira de Azeméis, onde a aposta é alta para se fazer história.
Às 18h, o Tomar recebe um rejuvenescido Paço de Arcos e Braga e Turquel começam onde ficaram na última edição da prova. Na derradeira jornada de 2017/18, o Braga – agora orientado por Rui Neto – garantiu a permanência com uma vitória sobre a equipa da Aldeia do Hóquei por 3-2.
Pouco depois, às 18h15 e com transmissão no Porto Canal, o recém-coroado vencedor da Supertaça António Livramento, apadrinha o regresso do Oeiras à I Divisão. Orientada por Miguel Dantas e Pedro Feliz, a equipa da Linha, em busca da afirmação no escalão maior, apostou em três jovens argentinos sobre os quais recai muita curiosidade.
Às 18h30, o Marinhense recebe o Valongo, no que promete ser um dos bons jogos da jornada. A equipa orientada por Tiago Sousa, recém-promovida, não fez muitas mexidas, mas realizou uma excelente pré-temporada, vencendo por exemplo o Torneio Eurocidade, em Valença, com uma vitória sobre o Benfica na final, e a Golden Cup, com a presença de várias equipas primodivisionárias.
Outro grande jogo em perspectiva é o dérbi minhoto entre Óquei de Barcelos e Riba d’Ave, no Municipal de Barcelos. As equipas reeditam a final da Taça Jorge Coutinho, em que o grupo liderado – a partir do banco e em pista – por Hugo Azevedo venceu por 4-5. Quer Hugo Azevedo, quer Paulo Pereira apostaram em jovens jogadores portugueses, muitos campeões do Mundo de Sub-20, tendo este jogo a curiosidade adicional do técnico do Barcelos defrontar o filho, Tomás Pereira.
Campeonato Nacional da I Divisão
OK Liga e Série A1
Em Espanha já se vai para a quarta jornada do principal campeonato e em Itália para a segunda.
Com feriado nacional nesta sexta-feira, a ronda da OK Liga já arrancou, com o Igualada a vencer em Alcoy, com um golo do ex-portista Ton Baliu, por 1-4, e fecha este domingo com o embate entre os recém-promovidos Calafell e Alcobendas.
Este sábado, o destaque vai para a deslocação do Lleida, um dos dois líderes da classificação, a San Sadurní, onde defronta o Noia. O outro líder, Barcelona, joga na renovada pista de um renovado Vendrell, que está longe dos tempos de glória às ordens de Guillem Cabestany e das presenças na Liga Europeia com Pere Varias e Guillem Perez.
Em Itália, são muitas as equipas a tentarem recuperar de deslizes na ronda inaugural. O destaque vai para o embate entre Forte e Amatori Vercelli. O Forte é presença regular na Liga Europeia, mas perdeu na primeira jornada em Sarzana, por 5-3, recebendo agora a equipa orientada por Sérgio Silva e que conta com Francisco Veludo – completou esta sexta-feira 29 anos - e João Silva (“Janeka”) que arrancou com um empate frente ao mais cotado Breganze.
Sábado, 13 de Outubro de 2018, 8h04