Benito 'despede'... Benito, e chama Josep Enric Torner
Foto de capa: Luis Velasco HeviaÉ uma notícia mais habitual no Hóquei em Patins português do que no espanhol, mas, à 10ª jornada, o Girona decidiu trocar de treinador.
No entanto, a “chicotada”, que surge depois de quatro derrotas consecutivas na OK Liga – a última das quais na recepção ao Voltregà, por 1-4 -, tem o seu quê de distinto. É que a saída do treinador Ramon Benito foi decidida pelo clube e o director desportivo… que é, e continuará a ser, o próprio Ramon Benito. E foi Benito que sugeriu o nome de Josep Enric Torner, seu conterrâneo de Tordera, como opção para revitalizar a equipa.
Como jogador, Ramon Benito brilhou – tal como Josep Enric Torner – no Barcelona. Representou os blaugrana em sete temporadas, conquistando sete títulos nacionais e seis títulos europeus.
Ramon Benito, actualmente com 44 anos, assumiu o comando técnico do Girona em 2015, logrando logo na sua primeira temporada uma subida inédita à OK Liga. O ano de estreia entre os maiores do Hóquei em Patins espanhol foi para a manutenção (13º), e o segundo – na pretérita temporada – foi de consolidação, com uma excelente campanha e um sétimo lugar que valeu a primeira presença de sempre do emblema girondino nas competições europeias.
E é para as competições europeias que está marcada a estreia de Josep Enric Torner. No próximo sábado, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça WSE, o Girona defronta o Lleida, nada menos que o detentor do troféu, numa estreia de Torner que será apadrinhada pela arbitragem dos portugueses José e Joaquim Pinto.
Na Taça WSE, o Girona afastou o Darmstadt na primeira eliminatória, vencendo por 1-6 na Alemanha e por 7-1 na Catalunha. Caso passe o Lleida, jogará com Coutras ou Nantes… ou Barcelos.
Josep Enric Torner, de 58 anos, não tem experiência como técnico na OK Liga, mas é recordado como um dos melhores jogadores do Mundo dos anos 80, tendo conquistado quatro Ligas Europeias pelo Barcelona (onde jogou seis temporadas) e uma pelo Noia, e ainda dois títulos de Campeão do Mundo e quatro da Europa pela Espanha.
Josep Enric é irmão de Joan Torner, outra figura maior do Hóquei em Patins, e pai de Enric Torner, reforço sonante do Girona no último defeso, de regresso à Catalunha depois de ter representado – e capitaneado - os italianos do Forte.
Na OK Liga, o Girona ocupa o 13º lugar entre 16 equipas, com cinco pontos conquistados em 10 jogos, resultantes de apenas uma vitória, sobre o Alcoy, e dois empates, com Lloret e, surpreendentemente, com o Reus. Os girondinos somam 24 golos marcados e 39 sofridos, naquele que é o terceiro pior registo da prova.
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 0h32