Porto nega reviravolta épica à Oliveirense e lidera com o Sporting
No fecho da 19ª jornada, o Porto venceu a Oliveirense por 6-5 e juntou-se ao Sporting no topo da classificação. Dragões e leões encontrar-se-ão no Dragão Caixa na próxima jornada, a 16 de Março.
Como há pouco menos de um ano, então frente ao Benfica e para a Liga Europeia, o Porto tinha muito em jogo… e entrou com tudo, e com um Rafa inspirado… perante um Puigbi infeliz.
Com apenas minuto e meio cumprido, o internacional português fez o primeiro. E, aos seis e meio, marcava o seu terceiro e terceiro do Porto, para, aos oito, Reinaldo Garcia fazer o quarto dos azuis-e-brancos.
Nos primeiros sete minutos de jogo, Rafa assinou três golos.
Era uma entrada autoritária da equipa de Cabestany e praticamente a matar o jogo cedo. Mas não frente a esta Oliveirense.
O melhor que a equipa do novo seleccionador nacional Renato Garrido conseguiria na primeira parte, seria um tento, por Emanuel Garcia – uma das figuras do “deca” do Porto – a dois minutos e meio do intervalo, num tiro fortíssimo a bater Nelson Filipe. Mas, na segunda parte, consumaria a recuperação.
Com apenas dois minutos decorridos após o descanso, Marc Torra reduziu para 4-2 e a equipa de Oliveira de Azeméis reentrava no jogo. Aos 11 minutos, Jorge Silva punha a diferença na margem mínima. Pouco depois, o atacante veria o cartão azul, mas, depois de no livre directo Hélder Nunes ter feito o 5-3, Ricardo Barreiros responderia de grande penalidade (na recarga) e, com quase 13 minutos para jogar, estava tudo em aberto.
Porto e Sporting, que repartem a liderança com 46 pontos, defrontam-se na próxima jornada no Dragão Caixa. O jogo está, para já, agendado para as 18h de dia 16.
A oito do fim, Marc Torra logrou mesmo empatar e a Oliveirense, moralizada por uma recuperação de quatro golos, estava claramente por cima. No entanto, pressionando para virar o marcador, a Oliveirense chegaria à 15ª falta a pouco menos de dois minutos e meio para o apito final. E Hélder Nunes, num remate forte e directo, desfez a igualdade.
A Oliveirense não entregou o jogo e foi em busca de nova igualdade. A um minuto do fim, num lance em que a Oliveirense reclamou grande penalidade, Jorge Silva viu o azul. Hélder Nunes falhou o respectivo livre directo, mas a vantagem numérica permitiria aos dragões gerir a vantagem até ao fim.
19ª jornada
# UNDER Jogos
• Sporting 12-5 Turquel
• Braga 7-3 Tomar
• Marinhense 1-3 Benfica
• Valongo 2-5 Oeiras
• Riba d’Ave 4-4 Juventude de Viana
• Óquei de Barcelos 3-1 Paço de Arcos
• Porto 6-5 Oliveirense
Classificação
1ºs Sporting, Porto (46 pontos), 3º Oliveirense (43), 4º Benfica (38), 5º Óquei de Barcelos (35), 6º Braga (24), 7ºs Riba d’Ave e Juventude de Viana (22), 9º Oeiras (20), 10º Turquel (19), 11º Valongo (18), 12º Paço de Arcos (17), 13º Tomar (14), 14º Marinhense (10)
Segunda-feira, 4 de Março de 2019, 7h10