Liga Europeia no feminino decide-se este fim-de-semana

Liga Europeia no feminino decide-se este fim-de-semana

Tem lugar este fim-de-semana em Manlleu, na Catalunha, a decisão da 13ª edição da Liga Europeia Feminina.

Na luta pelo título estão três representantes espanholas, todas catalãs, e uma representante alemã… com um técnico catalão. De resto, a competição tem sido dominada pelas equipas do país vizinho, que ergueram o troféu em 11 das 12 edições já realizadas. A conquista do Benfica, em 2015, continua a ser a excepção à regra.

Ao título deste ano concorrem Manlleu, que recebe a Final Four pela terceira vez na história da prova, Palau de Plegamans, Voltregà e Iserlonh.

Das equipas que podem conquistar o título, só o Voltregà já conheceu o sabor da vitória final… e por cinco vezes, num recorde apenas igualado pelo ausente, e campeão cessante, Gijón. Entre as outras três equipas, o Manlleu, reforçado para esta temporada, foi quem mais perto esteve da conquista, escapando em 2016, na final, nas grandes penalidades… para o Voltregà.

Palau, Manlleu e Voltregà são respectivamente primeiro, segundo e quarto classificados na mais competitiva liga de Hóquei em Patins feminino do Mundo, o que só por si é garante de espectáculo. O intruso é o Iserlohn, da Alemanha, país que nunca conseguiria colocar um representante na final.

Para já, a equipa orientada por Quim Puigvert igualou o feito de Herringen (2007), Cronenberg (2010), Friedlingen (2011) e do próprio Iserlohn, em 2015, naquela que foi a edição mais plural de sempre, juntando-se à alemãs as francesas do Coutras, as catalãs do Manlleu e as portuguesas do Benfica.

Com uma meia final entre Manlleu e Palau e outra em Iserlohn e Voltregà, a decisão terá início às 13h locais deste domingo, após uma alteração contestada pela equipa alemã, a única cujo local da prova implicava a aquisição de voos.

A decisão sobre a sede da Final Four da prova chegou só no primeiro dia de Março e, com duas semanas para planeamento, tudo foi tratado quanto antes… com a final agendada para as 12h. A alteração, em virtude de transmissão televisiva na Esport3, fará com que, em caso de chegada à final, as alemãs percam o regresso.

Mais generalizado foi o debate sobre o preço dos bilhetes. A venda será por partida, com a entrada para cada uma a custar uns pouco habituais 15 euros…

Meias-finais, 16 de Março

• Manlleu vs Palau Plegamans • 17h30

• Iserlohn vs Voltregà • 20h15

Final, 17 de Março

• 13h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia