Benfica reforça-se com Piquero para manter hegemonia
A internacional espanhola Marta Piquero vai reforçar a equipa feminina do Benfica, heptacampeã nacional, na próxima temporada. A jogadora asturiana esteve no João Rocha a assistir à conquista europeia do também asturiano Toni Perez, mas na próxima época defenderá as cores do eterno rival dos leões.
Depois de se ter iniciado no Pilar, da sua Pola de Lena (La Pola) natal, Marta rumou ao Gijón com 15 anos. Conquistaria a Taça da Rainha em 2016 e a OK Liga em 2017. Em 2018, repetiu o feito no principal campeonato espanhol, logrando um terceiro lugar na votação – de treinadores e capitães – para MVP da prova, apenas atrás de Berta Busquets e Maria Diez.
No entanto, o destaque da pretérita temporada vai para a conquista na Liga Europeia Feminina… na Luz. Nessa Final Four europeia de 2018, Piquero mostrou-se aos adeptos encarnados com dois golos na meia-final frente à Stuart e outros dois na final frente ao Benfica, determinantes no triunfo por 3-4 das asturianas.
Esta temporada, depois de perder Diez e Casarramona, o Gijón é “apenas” terceiro na OK Liga, com um jogo por disputar. As asturianas defrontaram Cuencas e Alcorcon em jornada dupla neste fim-de-semana - e venceram - e fecham a prova com o Vila-Sana no dia 25, mas já não têm hipóteses de chegar aos lugares da frente. Com 57 pontos, e apesar de terem menos um jogo, estão distantes dos 67 de Palau e Manlleu. Marta Piquero soma, para já, 17 golos, contra os 18 conseguidos na temporada passada.
No entanto, mal-grado a prestação mais modesta na OK Liga, o Gijón já levantou um título esta época, conquistando a Taça da Rainha pela quarta vez na sua história.
Marta Piquero esteve em particular destaque, apontando um golo frente ao Bigues i Riells (5-2) nos “quartos”, dois frente ao Vila-Sana (0-6) nas “meias” e outros dois na final, na vitória por 3-7 sobre o Cerdanyola da ex-benfiquista Macarena Ramos. E foi reconhecida com o título de MVP da competição feminina, enquanto João Rodrigues era reconhecido como o “mais valioso” na masculina.
Finda a temporada, Piquero estará focada na selecção espanhola. A futura jogadora do Benfica está no “draft” para o Campeonato do Mundo que se realiza em Julho em Barcelona, depois de se ter sagrado campeã da Europa em 2018, na Mealhada, no seu primeiro Europeu.
Antes esteve – e ganhou – nos Mundiais de 2017 (Nanjing) e de 2016 (Iquique), tendo-se estreado pela “La Roja” no Chile pela mão de Alejandro Dominguez, então seleccionador feminino, agora treinador da equipa principal masculina do Benfica.
A lista definitiva de convocadas para o Mundial que integra os World Roller Games deverá ser anunciada a 3 de Junho.
Maria Sofia continua
Entretanto, ao contrário do que foi veiculado – e que chegou a ser uma possibilidade real -, a internacional portuguesa Maria Sofia Silva tem já certa a continuidade de águia ao peito.
Formada no Braga, Maria Sofia Silva sagrou-se campeã nacional de Sub-15 em 2011 ao lado de, entre outros, o agora também jogador do Benfica, Miguel Vieira.
A atacante chegou ao Benfica no último defeso, depois de ter apontado 69 golos ao serviço do Carvalhos para o Campeonato Nacional, ficando apenas aquém do registo de Marlene Sousa, que apontou 89.
Esta temporada, já campeã nacional, com duas jornadas por disputar e à beira de completar 22 anos, Maria Sofia conta 55 golos na principal prova nacional, apenas menos um que Marlene. A capitã da Selecção Nacional é líder de uma lista de melhores marcadores cujo terceiro lugar é também das águias, com Rita Lopes – que no fim da temporada rumará ao Sporting – a somar 45 golos.
Segunda-feira, 20 de Maio de 2019, 13h12