OK Liga será decidida em playoff

OK Liga será decidida em playoff

A OK Liga vai regressar ao formato de play-offs para a decisão do título.

Em Assembleia-Geral realizada este sábado, a federação espanhola ratificou o que já era badalado desde o último defeso: com a redução de 16 para 14 equipas na OK Liga, regressam os play-offs.

A medida era uma exigência de muitos em prol do espectáculo e face ao domínio do Barcelona, hexacampeão. Ainda que, nos anos em que a OK Liga foi decidida em play-off, entre as temporadas de 2000/01 e 2008/09, os blaugrana tenham conquistado todos os nove títulos em disputa…

Título da OK Liga Feminina também será decidido em playoff.

Mas este play-off é diferente do habitual, por exemplo no Hóquei italiano ou noutras modalidades.

Das 14 equipas que disputarão a fase regular da OK Liga, 10 lutarão pelo título. O 7º jogará com o 10º para definir o adversário do 2º e o 8º jogará com o 9º para definir o adversário do 1º nos quartos-de-final. Os “quartos” serão jogados à melhor de três, enquanto as “meias” e a final serão à melhor de cinco.

E, para além do regresso do play-off pelo título, há outras novidades para 2019/20. As quatro equipas que não se qualificarem para a decisão do título, manterão todas as aspirações à manutenção vivas. A OK Liga Plata (a “segunda divisão”) passa a ter dois grupos de 12 equipas e o primeiro de cada grupo sobe à OK Liga. O segundo de cada grupo disputa, à melhor de cinco, uma eliminatória com os vencedores de uma eliminatória – também à melhor de cinco – entre o 11º e o 14º e entre o 12º e o 13º. Os derrotados desta eliminatória serão relegados para a OK Liga Plata.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia