Espanha e Portugal vencem e lideram na fase final
A selecção portuguesa venceu a Itália por 3-0 no arranque da fase final do Campeonato da Europa de Sub-17 que se realiza desde dia 1 em Torres Vedras.
Numa fase final disputada em minicampeonato a quatro, Portugal adiantou-se aos dois minutos e meio, por Lucas Santos, numa “picadinha” de belo efeito. Lucas, voltaria a estar em destaque aos sete minutos, ampliando a vantagem lusa com eficácia da marca de grande penalidade.
A selecção portuguesa chegaria ao intervalo a vencer por dois golos, mas ficava a dever a si mesma uma maior vantagem sobre uma Itália que acusava o desgaste do jogo da véspera, frente a Espanha. A dois minutos do intervalo, Montauti viu o azul, mas chamado à tentativa de transformação do livre directo, o capitão Lucas Santos desperdiçaria. E Portugal não aproveitaria os dois minutos em vantagem numérica.
Na etapa complementar, a selecção de Nuno Ferrão voltou a entrar melhor. Os pupilos de Tommaso Colamaria procuraram reagir, mas o passar dos minutos mostravam uma Itália com pouca disponibilidade física. A seis minutos do apito final, Diogo Pernas rematou forte e, com o 3-0, acabou com o que restava de forças na selecção transalpina.
Os “azzurrini” baixaram os braços e obrigaram Colamaria a pedir um desconto de tempo, mas já não conseguiria inverter os acontecimentos.
Campeão goleia
Entretanto, no primeiro jogo da fase de apuramento de campeão, o detentor do título vincou a vontade de o defender. A Espanha venceu a Suíça por 9-3, depois de se colocar a vencer ainda não estava cumprido minuto e meio de jogo, pelo profícuo Carles Domenech, líder da lista de marcadores deste Europeu.
Em jogo arbitrado pelos portugueses Paulo Rainha e Florindo Cardoso, a Espanha já vencia ao intervalo por 4-1. Na etapa complementar a vitória da selecção orientada por Jordi Boada foi confirmada, numa partida que somaria oito grandes penalidades e cinco livres directos. A Espanha converteu quatro das suas sete bolas paradas, ao passo que a Suíça converteu duas das seis de que dispôs.
Esta sexta-feira, na segunda jornada, as equipas repetem confrontos da primeira fase. A Espanha volta a defrontar a Itália depois de um empate a três no grupo A e Portugal procurará repetir o triunfo no grupo B sobre os helvéticos por 5-0. A selecção orientada pelo português Gonçalo Faustino tentará contrariar o favoritismo da selecção das quinas.
Segunda fase – Apuramento de Campeão
Jogos
• Espanha 9-3 Suíça
• Portugal 3-0 Itália
• Espanha vs Itália • 6.Set, 15h
• Portugal vs Suíça • 6.Set, 21h
• Itália vs Suíça • 7.Set, 19h
• Espanha vs Portugal • 7.Set, 21h
Classificação (1ª jornada)
1º Espanha (3 pontos), 2º Portugal (3), 3º Itália (0), 4º Suíça (0)
Quinta-feira, 5 de Setembro de 2019, 22h13