Aposta do Riba d'Ave proporciona 'remember Vilanova'

Aposta do Riba d'Ave proporciona 'remember Vilanova'
Fotos do Torneio de Riba d'Ave: Riba d'Ave Hóquei Clube

O Torneio de Riba d’Ave, no passado fim-de-semana, proporcionou um encontro de campeões do Mundo de Sub-20, consagrados em Vilanova i la Geltrù, em 2015.

Depois de afastarem nas meias-finais Limianos e Infante Sagres, Benfica e Riba d’Ave encontraram-se na final do torneio. O Benfica batera Os Limianos por 7-2, ao passo que os anfitriões tinham ultrapassado o Infante Sagres com um claro 12-4.

Na decisão, os encarnados venceriam o anfitrião por 3-5, com Os Limianos a reclamarem o terceiro lugar com uma vitória por 4-3.

Luís Melo, ex-Valongo, é o último campeão do Mundo de Sub-20 a “aterrar” em Riba d’Ave
Luís Melo, ex-Valongo, é o último campeão do Mundo de Sub-20 a “aterrar” em Riba d’Ave

Quatro anos volvidos sobre a conquista de Vilanova, a etapa intermédia – mas não formal – de Sub-23 fica para trás e é hora de afirmação definitiva dos então jovens campeões do Mundo, às ordens de Luís Duarte. Em Riba d’Ave estiveram seis dos jogadores que, na final, bateram a Espanha no desempate por grandes penalidades. Ainda que fora das opções de Hugo Azevedo e Alejandro Dominguez tenham ficado Miguel Vieira e Diogo Casanova, por constrangimentos físicos, estiveram Pedro Freitas, Diogo Seixas, Luís Melo pelo Riba d’Ave e Gonçalo Pinto pelo Benfica.

Ao “reencontro” faltaram quatro jogadores que estão ligados aos ditos “três grandes”. O guarda-redes Tiago Rodrigues, que reforçou neste defeso o Porto, Álvaro Morais (“Alvarinho”) e Gonçalo Nunes (“Saviola”) que integram a renovada equipa do Óquei de Barcelos, mas estão contratualmente ligados ao Sporting, e Pedro Batista, que defenderá o Paço de Arcos cedido pelo Benfica.

É toda uma equipa que agora se afirma na I Divisão, no Melhor Campeonato do Mundo, quando em 2015 eram desconhecidos do grande público e tiveram de defrontar uma armada espanhola que, às ordens de Guillem Perez, contava com algumas já certezas e que hoje já estão em afirmação plena. Como Ferran Font (hoje no Sporting), César Carballeira (Reus), Ignacio Alabart e Nil Roca (Barcelona) ou Sergi Aragonés e Sergi Llorca, que, pelo segundo ano consecutivo, vão jogar a Liga Europeia com o Noia. Ou mesmo Arnau Xaus, que, na pretérita temporada, representou a Juventude de Viana, regressando agora à Catalunha para reforçar o Calafell.

Outro campeão e muita juventude

O Riba d’Ave é o expoente máximo da aposta numa geração campeã. A Pedro Freitas, Diogo Seixas, Diogo Casanova e Luís Melo (reforço para esta temporada), já tinha juntado Tomás Pereira, de 19 anos, campeão do Mundo de Sub-20 dois anos depois da conquista em Vilanova, nos primeiros World Roller Games, em Nanjing.

O Riba d’Ave 2019/20
O Riba d’Ave 2019/20

Mas não se esgota nestes nomes uma deliberada aposta na juventude. Hugo Azevedo, que é também treinador, “destoa”, do alto dos seus 36 anos. Mas o segundo “mais velho” é Diogo Fernandes, com apenas 24. Luís Melo, Pedro Freitas, Diogo Casanova e Nuno Pereira têm 23, Dinis Abreu (que chega do Porto) e Diogo Seixas têm 22, Daniel Pinheiro tem 21 e Tomás Pereira 19.

Quando o Campeonato Nacional da I Divisão arrancar a 12 de Outubro, o plantel ribadavense terá uma média de idades pouco superior a 24 anos, que baixa para menos de 23 se excluirmos o treinador… mas também goleador, Hugo Azevedo.

Preparação ribadavense prossegue

Na preparação do Riba d’Ave para procurar melhorar o nono lugar da pretérita temporada (que culminou também com a segunda presença consecutiva na final a quatro da Taça de Portugal), o próximo compromisso do Riba d’Ave é no prestigiado Memorial Carlos Figueira, em Valongo, defrontando na meia-final, já esta sexta-feira, o Turquel. No dia seguinte, em função dos resultados, o Riba d’Ave defrontará o anfitrião Valongo ou a Juventude Pacense.

Diogo Seixas, capitão na conquista mundial de 2015, foi eleito capitão do Riba d’Ave para esta temporada
Diogo Seixas, capitão na conquista mundial de 2015, foi eleito capitão do Riba d’Ave para esta temporada

No dia 25 de Setembro, o Riba d’Ave regressa ao Torneio Jorge Coutinho para defrontar a Escola Desportiva de Viana. Detentor do troféu, o Riba d’Ave já defrontou na corrente edição Valença e Limianos, vencendo ambos, respectivamente por 6-2 e 5-4. Caso siga em frente na prova, na agenda estão as meias-finais a 2 de Outubro e eventual final a 5.

Ainda antes da decisão do Jorge Coutinho, está agendada a participação no Torneio Cidade de Famalicão, a 28 e 29 de Setembro, com o Riba d’Ave a defrontar o Póvoa na meia-final, e um jogo treino com o Fânzeres a 30.

A 12 de Outubro arranca então o Campeonato Nacional e, na estreia, o Riba d’Ave recebe nada menos que o campeão europeu, Sporting.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia