Montreux na antecâmara do Mundial
Em ano de Mundial realiza-se mais uma edição do prestigiado Torneio de Montreux, também conhecido como Taça das Nações.
Para além do anfitrião Montreux HC, a edição deste ano – a 66ª – conta sete equipas mundialistas que deverão usar o torneio para definir algumas escolhas para o Mundial de La Roche-Sur-Yon que se realiza em Junho.
A decorrer entre 1 e 5 de Abril, a Taça das Nações terá uma primeira fase dividida em dois grupos. Portugal integra o grupo A e entrará em prova frente à Suíça, medindo depois forças com Alemanha e, no fecho da fase de grupos, a Espanha. Dado o figurino da prova, é bem possível que as duas selecções ibéricas se voltem, quiçá na final da prova.
No entanto, será importante não esquecer as selecções do grupo B. A Itália, como actual campeã europeia, será o adversário a evitar, não sendo no entanto previstas facilidades nas meias-finais a quem encontrar França ou Angola, sendo que o anfitrião Montreux HC não deverá escapar ao último lugar do grupo.
Portugal é o actual detentor do troféu, tendo conquistado as últimas três edições numa abordagem distinta da Espanha, que costuma apresentar-se com uma equipa distinta da que apresenta nas grandes competições que se seguem. Numa prova que desde 1987 se realiza em ano de Mundial, Portugal e Espanha marcam presença na final desde 1997, contando-se em toda a história 17 conquistas lusas e 16 conquistas dos eternos rivais.
Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015, 10h37