Lodi mais líder e Breganze pontua (finalmente)

Lodi mais líder e Breganze pontua (finalmente)
Foto de capa: Luca Pietro Santi @ TeamSport-iD

Com uma vitória sobre o Sarzana e beneficiando de novo deslize do Valdagno, o Lodi tem agora na liderança da Serie A1 uma vantagem de quatro pontos, a maior da temporada. Ao 15º jogo, o Breganze finalmente pontuou. #SerieA1

No duelo pelos lugares cimeiros da fase regular da Serie A1, o Lodi entrou determinado na recepção ao Sarzana e construiu uma vantagem de três golos. Mas a equipa de Alessandro Bertolucci tem o espírito do seu treinador e não se rende...

Joan Galbas reduziu a dois minutos do intervalo e, na etapa complementar, os "rossoneri" conseguiram mesmo chegar à igualdade. No entanto, a cinco minutos do fim, o capitão Domenico Illuzzi desequilibrou a contenda com o 4-3 final, o seu 300º golo pelo Lodi.

Mais longe ficou o Valdagno, que não vence desde 9 de Janeiro. Ainda assim, depois de duas derrotas, a equipa de Diego Mir logrou um ponto, na recepção ao Follonica.

André Centeno marcou um golo e Mattia Cocco - irmão do portista Giulio - assinou um hat-trick, mas não foi suficiente para mais do que um empate frente à equipa liderada por Sérgio Silva. Os bis de Davide Banini e de Marco Pagnini ditaram a divisão de pontos num jogo marcado pelo luto pela morte da mãe do treinador português.

Federico Ambrosio, do Forte, marcou seis (!) golos e subiu ao topo da lista de marcadores com um total de 26 tentos. Seguem-se os catalães Jordi Mendez (Lodi) com 24 e Marc Coy (Bassano) com 22.

Com o empate do Valdagno e a derrota do Sarzana, é o Forte que salta para o segundo lugar, na perseguição ao Lodi.

O campeão em título não facilitou - nadinha... - na recepção ao Grosseto e venceu por esclarecedores 12-1, com Federico Ambrosio (seis golos) e Martí Casas (quatro) particularmente inspirados. O Grosseto gastara as "balas" todas em Scandiano, a meio da semana, quando venceu por oito golos sem resposta no acerto do calendário.

Outra vitória clara foi a do Trissino, por 3-13 na pista do Scandiano, com todos os jogadores de pista de Nuno Resende a fazerem o gosto ao stick... Andrea Malagoli foi o mais profícuo, com quatro golos. Ainda com Caio a recuperar de lesão, João Pinto marcou um golo.

Primeiro ponto para o Breganze

Em Breganze, ao 15º jogo chegou enfim o primeiro ponto. A troca no comando técnico do catalão Sergi Punset pelo italiano Enrico Gonzo já mostrara outra cara dos rossoneri, com duas derrotas pela margem mínima.

Na recepção ao Correggio, golos de Stefano Dal Santo e Andrea Dalla Valle viraram o marcador e, com um minuto para jogar, perspectivavam um triunfo saboroso. Cosimo Mattugini estragou a festa ao Breganze no derradeiro suspiro do jogo, mas ainda assim fica um ponto que trará outro alento para o que falta jogar.

Ainda assim, a "linha de água" está a uma dezena de pontos para o Breganze. Descem duas equipas e o Monza é a primeira a salvo, tendo somado um importante ponto na recepção ao Montebello.

O Monza recuperou de 2-4 para 4-4 em minuto e meio à entrada dos derradeiros cinco minutos. Nuno Paiva ainda fez o 4-5, mas Matteo Galimberti, autor de um hat-trick selou o empate, o segundo consecutivo a cinco golos da equipa de Tommaso Colamaria.

Para o Montebello, o ponto amealhado acaba por ser um ponto ganho na corrida ao playoff, dado que o perseguidor, o Sandrigo de Diogo Neves, não conseguiu pontuar na viagem até Bassano.

A seis minutos do fim, Alberto Pozzato - que bisou - assinava a igualdade a três, mas a resposta quase imediata de Marc Coy, que também marcou por duas vezes, frustrou outro resultado. Mattia Milani fecharia as contas no 5-3 final.

Jornada de acerto e de definição para a Coppa

Com a deslocação do Grosseto a Scandiano a meio da passada semana, o plano de retoma da federação italiana está praticamente concretizado.

As competições fizeram uma pausa geral em Novembro e regressaram com um plano intenso de jogos, cumpridos escrupulosamente. Esta quarta-feira, com a realização da oitava jornada, o calendário fica em dia e a primeira volta fechada.

O fecho da primeira volta ditará a classificação para a Coppa Italia. Apurados estão Lodi, Valdagno, Sarzana, Forte e Trissino. Montebello, Bassano e Follonica lutarão por duas vagas, que até poderão passar a três, caso a prova seja organizada por um dos sete primeiros. Mas, não confiando, mais vale vencer esta quarta-feira...

16ª Jornada

• Monza5-5 Montebello

• Forte 12-1 Grosseto

• Scandiano 3-13 Trissino

• Valdagno 4-4 Follonica

• Lodi 4-3 Sarzana

• Breganze 5-5 Correggio

• Bassano 5-3 Sandrigo

Classificação

1º Lodi (37 pontos, 15 jogos), 4º Forte (33), 2º Valdagno (32), 3º Sarzana (31), 5º Trissino (30), 6º Bassano (27), 7º Follonica (23), 8º Montebello (22), 9º Sandrigo (18), 10º Correggio (15), 11º Grosseto (15), 12º Monza (11), 13º Scandiano (5), 14º Breganze (1)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia