Europeu de Seniores Masculinos (também) em Portugal

Europeu de Seniores Masculinos (também) em Portugal

A WSE-RH entregou a organização do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos à federação portuguesa, que "açambarca" três das quatro competições continentais de selecções previstas para 2021. #Europeu

Em Fevereiro, a World Skate Europe - Rink Hockey, comité técnico europeu de Hóquei em Patins, já anunciava a entrega das organizações dos Campeonatos da Europa de Sub-17 e de Seniores Femininos a Portugal. O Europeu de Sub-19 ficava para Itália (será em Follonica) e em aberto estava a prova mais mediática, de Seniores Masculinos.

Agora, em comunicado emitido este sábado e confirmando os rumores de outras federações, o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos é oficialmente entregue a Portugal.

A confirmar-se a realização, prevista para 22 a 28 de Agosto, este será o 13º Campeonato da Europa a ter lugar em  Portugal, tendo a selecção das quinas vencido em 10 das ocasiões, a última das quais em Oliveira de Azeméis em 2016, na reconquista de um título que escapava há 18 anos.

Nas 53 edições da prova, Portugal soma 21 títulos, contra 17 da Espanha, 12 de Inglaterra e três de Itália.

Mínimo de selecções em risco

Apesar da definição da sede, o certame continental está em risco. Pelo menos, à luz do regulamento de eventos da World Skate Europe, em que se lê, logo no primeiro ponto do primeiro artigo, que "todos os campeonatos europeus têm de consistir de, pelo menos, cinco federações distintas".

De facto, dadas seis ausências confirmadas (Alemanha, Áustria, Bélgica, Inglaterra, Países Baixos e Suíça), o lote de selecções que poderá estar presente no Campeonato da Europa vai-se reduzindo perigosamente. São já apenas cinco das que estiveram presentes no último Europeu, em 2018, na Corunha.

Espanha, Portugal e Itália, que mantiveram competição semi-profissional esta época, serão indiscutíveis. A participação da França está colocada em causa e aguarda-se comunicado oficial. Já Andorra, 6ª classificada no último Europeu, tem um conflito com os jogadores , após a apresentação do seleccionador Miquel Umbert, para resolver.

Na realidade do Hóquei em Patins do Velho Continente, em caso de mais desistências, só se poderia eventualmente contar com a (remota) possibilidade da participação de Israel para viabilizar regulamentarmente o Campeonato da Europa. Ou o atropelo ao regulamento...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia