Há datas e (algumas) sedes para as provas europeias de 2021

Há datas e (algumas) sedes para as provas europeias de 2021

Ressalvando a incerteza da pandemia, a World Skate Europe Rink Hockey anunciou datas em 2021 para as provas de selecções e para a Taça Continental.  Os troféus de selecções estão em mãos espanholas, o Sporting detém a Continental. #Selecções #CompetiçõesEuropeias

Já há datas oficiais para os eventos de selecções em 2021, confirmando-se o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos no final de Agosto. No entanto, a federação organizadora para o certame maior previsto para este ano é ainda uma das incógnitas do planeamento. Portugal tem já garantida a organização de três dos seis eventos, ao passo que Itália tem um.

Campeonato da Europa de Seniores Masculinos

O Europeu de Seniores masculinos está apontado a 22 a 28 de Agosto, havendo notícias de que a organização estará a ser disputada entre Itália e Portugal depois da desistência francesa e sucedendo à organização galega em 2018 que culminou com o triunfo da Espanha de Alejandro Dominguez.

Campeonato da Europa de Sub-17

Já em Setembro, Portugal recebe o Europeu de Sub-17, depois de também ter recebido a última edição, em 2019. Antes, "bisara" a Itália, em Fanano (2017) e Correggio (2018).

Entre 5 a 11 de Setembro, a Espanha defenderá o título conquistado em Torres Vedras.

Taça Continental

Ainda para Setembro, nos dias 18 e 19 está prevista a realização da Taça Continental, desde 2017 disputada em Final Four entre os finalistas da Liga Europeia e da Taça WSE. A sede é naturalmente desconhecida, indo a concurso quando for conhecido o elenco da prova. O Sporting detém o troféu, conquistado em 2019 em pleno João Rocha. Os leões - que também detêm a Liga Europeia - são o garante de um bastião português nas provas do Velho Continente anunciadas, estando todas as outras em mãos espanholas.

Campeonato da Europa de Sub-19

A fechar Setembro, terá lugar o primeiro Campeonato da Europa de Sub-19. Na última edição, em 2018, já tinha havido a mudança nos escalões, passando os "juniores" a serem Sub-19 em vez de Sub-20, mas o Europeu em Viana do Castelo, que terminou com o triunfo espanhol a pôr fim a um "jejum" de 12 anos, ainda foi com as idades "antigas".

Este é o único evento já com sede oficialmente definida, realizando-se em Follonica, Itália, entre os dias 26 de Setembro a 2 de Outubro.

A prova - considerando a continuidade de Sub-20 para Sub-19 - regressa a Itália depois de Viareggio a ter recebido em 2010, no segundo de cinco títulos consecutivos de Portugal.

Campeonato da Europa de Seniores Femininos

De 10 a 16 de Outubro, Portugal recebe o Campeonato da Europa de Seniores Femininos, perfilando-se novamente a Mealhada - que recebeu a última edição da prova - como candidata à organização, mas ainda sem oficialização por parte do comité europeu.

Portugal receberá a prova pela quarta vez, depois das edições realizadas em São João da Madeira (1997), Mira (2005) e Mealhada (2018). A última edição ficou marcada pela "intromissão" do furacão Leslie que obrigou a jogar 105 segundos 19 dias depois do arranque do decisivo jogo entre Portugal e Espanha. A Espanha sagrar-se-ia pentacampeã.

Torneio de Sub-17 Feminino

Também para Portugal, está prevista de 16 a 19 de Dezembro a sétima edição do Torneio Feminino de Sub-17, promovido entre clubes e selecções. Em 2019, na localidade italiana de Molfetta, a representação portuguesa foi pela primeira vez assegurada por uma selecção, que levou a decisão até às grandes penalidades. Mas as espanholas do Mataró foram mais felizes.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia