Valongo sagra-se campeão nacional de Sub-23
O Valongo é o primeiro campeão nacional de Sub-23. Na final, os valonguenses - mais experientes e com outra tarimba na alta roda - venceram o Tomar por 5-1 dando seguimento ao título de campeão nacional de Sub-20 conquistado em 2019. #Sub23
O Valongo é campeão Nacional de Sub-23. O primeiro.
O Campeonato Nacional de Sub-23 foi lançado na pretérita temporada quando o escalão júnior foi "reduzido" de Sub-20 a Sub-19. Mas a pandemia impediu que chegasse ao fim. Este domingo, naquela que é efectivamente a primeira edição da prova, a equipa liderada por Viti ergueu o troféu.
Depois de 14 vitórias, um empate (3-3 com o Penafiel) e uma derrota (4-3 na pista do Infante Sagres) na Zona Norte na primeira fase, os valonguenses somaram três vitórias em outros tantos jogos no alinhamento para esta Final Eight, no pretérito fim-de-semana, vincando a sua candidatura. Então, Valongo e Tomar mostraram ser superiores aos demais, mas o triunfo por 3-10 da equipa de Vitor Oliveira ("Viti") valia-lhes claro favoritismo para a fase decisiva.
Este fim-de-semana, o Valongo passou o Mealhada nos quartos-de-final (11-1) e o Oeiras nas "meias" (9-4) e, na final, a conquista ficou desenhada logo na primeira parte, quando Gabriel Azevedo bisou e Pedro Baltarejo fez o 3-0 com que se chegou ao intervalo.
Na etapa complementar, Gabriel Azevedo ampliou para 4-0, reclamando o protagonismo frente a um Tomar que contou com Lucas Honório e António Marante, da equipa principal, e com Francisco Beirante, que integrará o plantel às ordens de Nuno Lopes na próxima época. Diogo Barata fez o quinto e o melhor que o Tomar conseguiria seria o tento de honra por Pedro Baptista.
Diogo Abreu, Diogo Barata, Rafael Bessa e o guarda-redes Bernardo Mendes - e Carlos Ramos que é reforço do Porto para a próxima temporada e já não participou nesta fase final - há muito que deixaram de ser nomes estranhos aos maiores palcos do Hóquei em Patins nacional, com presença assídua na equipa principal do Valongo na I Divisão, e contribuíram decisivamente para a conquista do primeiro Campeonato Nacional de Sub-23. Mas outros nomes prometem despontar da escola valonguense para o estrelato.
Quartos-de-final
• Valongo 11-1 Mealhada
• Tomar 10-4 CACO
• Académico da Feira 3-6 Oliveirense
• Oeiras 4-3 Riba d'Ave
Meias-finais
• Valongo 9-4 Oeiras
• Tomar 7-2 Oliveirense
Final
• Valongo 5-1 Tomar
Classificação final
1º Valongo
2º Tomar
3º Oeiras
4º Oliveirense
5º CACO
6º Mealhada
7º Riba d'Ave
8º Académico da Feira
Domingo, 18 de Julho de 2021, 16h40