Taça Continental anulada

Taça Continental anulada

O WSE-RH anunciou a anulação da edição deste ano da Taça Continental. Um desfecho esperado para uma organização com licitação mínima de 5000 euros cuja presença de Sporting e Porto já estava comprometida... #ContinentalCup

Desta feita não houve prolongamentos de prazo para apresentação de candidaturas, como aconteceu - por exemplo - nas últimas edições da Liga Europeia ou da Taça WSE. Sem propostas até 31 de Julho, a Taça Continental está anulada.

A Taça Continental é uma prova secundária no calendário europeu de clubes e desde que foi colocada como Final Four que tem sofrido dificuldades de organização. Tudo parecia bem encaminhado quando Viareggio recebeu a primeira edição neste novo formato, em 2017, mas a exigência de uma contrapartida financeira pela World Skate Europe complicava as coisas. Em 2018, Barcelos recebeu a prova em datas antirregulamentares (em Setembro, quando devia ser em Outubro), e em 2019 valeu a vontade do Sporting de conquistar um troféu inédito no talismã João Rocha.

Sem edição realizada em 2020, devido ao cancelamento de provas, Sporting, Porto, Lleida e Sarzana iriam reeditar a Final Four de 2019, mas a presença de leões e dragões já estava hipotecada devido à sua tomada de posição com a EHCA de não inscrição na Liga Europeia.

Sporting continuará detentor da Taça Continental até, pelo menos, 2022. Depois da conquista em 2019, no João Rocha, a prova não voltou a realizar-se.

Sobrariam Lleida e Sarzana, para uma organização com muitos custos associados: uma licitação base de 5000 euros que reverteria para a World Skate Europe, 1200 euros de taxa de arbitragem, cerca de 1500 euros para o troféu e os costumeiros pagamentos de viagens, alojamento e alimentação ao staff do organismo europeu. Para além disso, o comunicado 62 que apresentava as condições terá sido enviado aos clubes a 4 de Julho, mas só foi tornado público a 30 de Julho... a um dia do final do prazo. O que desde logo inviabilizava o eventual interesse de quaisquer outras entidades na organização.

Por outro lado, a decisão de anulação justificada com falta de interessados na organização, mas precipitada quando comparado com eventos recentes, acaba por resolver desde já o problema de elenco da prova.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia