O terceiro vértice do Dragão, vindo da glória no feminino

Ivan Jaquierz deixou o comando técnico de um conquistador Palau para se juntar a Ares e Farrés no Porto. Os dragões replicam a estrutura técnica de três vértices que não chegou a estrear-se pela selecção masculina espanhola.

O terceiro vértice do Dragão, vindo da glória no feminino

No anúncio da nova estrutura técnica da federação espanhola após o Mundial de 2019, Ivan Jaquierz integrava a equipa técnica de Ricardo Ares (treinador principal) e Edu Farrés (adjunto) como treinador de guarda-redes e com funções de "scouting" (observação). A estrutura é agora replicada no Porto, mas, se Ares esteve perto de dois anos afastado do trabalho diário, o mesmo não se poderá dizer de Jaquierz.

O argentino, agora com 35 anos, era treinador dos guarda-redes das equipas seniores e de duas equipas da formação do Palau quando foi convidado a assumir, em 2020, o comando técnico da equipa principal feminina, substituindo Miquel Busquets. E conduziu o Palau a um sucesso ímpar na sua história.

Numa brilhante temporada às ordens de Jaquierz, o Palau sagrou-se campeão na OK Liga, o mais competitivo campeonato feminino do Mundo, e, pela primeira vez, conquistou a europeia Taça da Liga Feminina, podendo sem dúvida reclamar o "troféu" de melhor equipa europeia na temporada 2020/21 no panorama feminino.

Sendo categórico na Europa, numa Final Eight que recebeu em Palau-solità i Plegamans, a equipa orientada por Jaquierz terminaria a OK Liga, decidida em play-off, sem conhecer o sabor da derrota, em 23 vitórias e três empates, com 147 golos marcados e 59 sofridos. A "nódoa no melhor pano" aconteceria na final da Copa de la Reina, no derradeiro jogo da temporada, ao perder por 5-2 com o Manlleu.

No Porto, o "arquero" internacional argentino (esteve no Mundial de 2005, com, entre outros, Reinaldo Garcia), trabalhará de perto com Xavi Malián, guarda-redes campeão mundial (2017) e campeão europeu (2018) pela Espanha, e com Tiago Rodrigues, bicampeão mundial de Sub-20 (2015 e 2017) por Portugal.

No Palau, Ivan Jaquierz deixa uma equipa cheia de talento nas mãos de Ivan Sanz, ex-treinador dos escalões formativos do Barcelona e ex-seleccionador espanhol de Sub-17. Por exemplo, Aina Florenza, Anna Salvat, Berta Busquets, Laura Puigdueta, Laura Vicente e Mariona Colomer estão todas convocadas por Ricard Muñoz para o ataque ao "hexa" europeu.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia