Inglaterra está definitivamente fora do Euro

Inglaterra está definitivamente fora do Euro

Depois de alguma indefinição face às novas datas, a federação inglesa tornou pública a sua decisão de não participar no próximo Campeonato Europeu de Seniores Masculinos. #Euro

Foi uma das primeiras federações a contestar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos em Agosto e manteve a indefinição quanto à sua participação numa nova data. Mas, esta quarta-feira, a federação inglesa anunciou publicamente que não estará em Paredes em Novembro. Segundo o organismo, o crescente número de compromissos escolares e profissionais na altura da prova impediria a inscrição de uma equipa condigna com a competitividade exigida para um certame da envergadura de um Europeu.

Pese as críticas à World Skate Europe e de fazer parte da recentemente formada UERH, uma aliança dos países "pequenos" no panorama hoquístico, a decisão inglesa não foi, certamente, tomada de ânimo leve. Pese o necessário esforço logístico, humano e financeiro, Inglaterra participou nos campeonatos da Europa de Sub-17 e Sub-19 e tem prevista a participação no Europeu de Seniores Femininos, tendo já anunciado as convocadas para o evento que está previsto realizar-se entre 11 e 16 de Outubro no Luso.

Inglaterra terminou o último Europeu em 8º (entre 11 selecções), mas foi a primeira grande potência do Hóquei em Patins, tendo conquistado 12 títulos nas 12 primeiras edições realizadas, entre 1926 e 1939, todas antes da II Grande Guerra que marcou um ponto de viragem (também) na modalidade. A dúzia de conquistas fazem da selecção que há vários anos está nas mãos do português José Carlos Amaral a terceira mais titulada, apenas atrás de Portugal (21 títulos) e Espanha (17) e distante da Itália, que soma apenas três conquistas.

Para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos que se realiza de 15 a 20 de Novembro em Paredes, a World Skate Europe divulgou um inquérito às federações em que Espanha, Portugal, Itália e França (os quatro primeiros do último Europeu, realizado na Corunha em 2018) e ainda Andorra (6º) e Países Baixos (10º) mostraram interesse em estar presentes no palco e nas (novas) datas propostas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia