Formalidades antes da decisão ibérica

Com a fase de qualificação encerrada, este sábado jogam-se as decisões no Europeu Feminino. Espanha e Portugal lutam pelo ouro e Itália e França pelo bronze.

Formalidades antes da decisão ibérica

Terminou esta sexta-feira uma fase de qualificação que foi praticamente de formalidade. Como se previa, a vitória de Portugal sobre Itália (3-2) no terceiro dia foi decisiva para a definição de um dos finalistas e o outro é inevitavelmente uma Espanha pentacampeã europeia e tri mundial.

Ao quinto dia, Portugal descansou. Beneficiando do estatuto de organizadora, a selecção das quinas "escolheu" a sua folga antes da decisiva final. Mas para a adversária Espanha também não seria um dia de desgaste.

Por decidir estava apenas a ordem do jogo da final, quem jogaria como visitado - como mais bem classificado da fase de qualificação - ou visitante no marcador.

Frente à França, a Espanha venceu por 8-0, com a asturiana Sara Roces a destacar-se com um poker, e termina a primeira fase como melhor ataque (28 golos marcados contra 24 de Portugal) e melhor defesa (apenas um golo sofrido contra quatro de Portugal). No entanto, o empate entre espanholas e portuguesas deixará tudo em aberto para a decisão.

O título europeu escapa à selecção lusa desde 2001, quando culminou um tri em Molfetta (Itália), depois de ter vencido em Springe (Alemanha) e em São João da Madeira. Vice-campeão europeu desde 2011, vendo sempre a Espanha festejar, Portugal não logrou vencer em 2018 no concelho da Mealhada numa derradeira partida (num campeonato puro de "todos-contra-todos") caricata, interrompida pela intempérie Leslie. A "Armada Invencível" reclamaria o título com um triunfo por 2-4.

Agora com final, as duas selecções ibéricas voltam a defrontar-se a partir das 20h deste sábado, depois de Itália e França decidirem quem fica num terceiro lugar que foi transalpino nas três últimas edições.

Qualificação

• França 0-3 Itália

Portugal 11-0 Inglaterra

Espanha 6-0 Itália

• França 1-9 Portugal

Espanha 13-0 Inglaterra

Portugal 3-2 Itália

França 4-2 Inglaterra

• Portugal 1-1 Espanha

Espanha 8-0 França

Itália 11-1 Inglaterra

Classificação

1º Espanha (10 pontos), 2º Portugal (10), 3º Itália (6), 4º França (3), 5º Inglaterra (0)

3º e 4º lugares

• Itália vs. França • 16.Out • 17h30

Final

• Espanha vs. Portugal • 16.Out • 20h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Tomar vence Benfica e pede-se demissão na Luz

Tomar vence Benfica e pede-se demissão na Luz

O Tomar venceu na Luz por 3-5 agudizando o mau arranque de temporada do Benfica. No pavilhão das águias pediu-se "demissão".

Nove tiros no couraçado verde-e-branco

Nove tiros no couraçado verde-e-branco

O Sporting perdeu no Dragão Arena com nove golos consentidos, inusitados - mesmo contando cinco livre directos - para uma equipa que prima pela solidez defensiva. Desde 2015 que os leões não sofriam nove golos para o campeonato.