O evangelho segundo São Lucas

Pese continuar a mostrar poucas soluções atacantes, agravadas com a lesão de 'Pablito', o Benfica somou a segunda vitória consecutiva fora ao vencer em Paço de Arcos por 1-4. Lucas Ordoñez fez um hat-trick, Nicolia marcou o outro tento.

O evangelho segundo São Lucas

Vindo de uma moralizadora vitória em Turquel (a primeira fora de portas), o Benfica entrou forte e rematador em Paço de Arcos. Sem poder contar com Pablo Alvarez por lesão e provavelmente só de regresso em 2022, Nuno Resende apostava na meia distância de Edu Lamas e Poka a pedir o desvio de Lucas Ordoñez ou Gonçalo Pinto. Logo aos dois minutos, o remate do espanhol aliou-se ao desvio do argentino para o primeiro da partida.

Meia distância de Edu Lamas (e Poka) é recurso precioso na estratégia de Nuno Resende.
Meia distância de Edu Lamas (e Poka) é recurso precioso na estratégia de Nuno Resende.

Pese um jogo com maior velocidade do que a partida com o Sporting uma semana antes (que redundou numa derrota por 2-8), o Paço de Arcos logrou ir contendo a intensidade do adversário, mesmo com a rotação de Resende a trazer pernas frescas para a pista.

Aos 14 minutos, Diogo Rafael era o último a saltar do banco - depois de Nicolia, Manrubia e Zé Miranda (o campeão da Europa Sergi Aragonès ficou na bancada) - e o Benfica continuava por cima, mas sem transformar o seu domínio em golos. A sete minutos do intervalo, um azul (mal ajuizado) a Diogo Alves foi providencial. De livre directo, Lucas Ordoñez ampliou para o 0-2 com que se chegaria ao intervalo.

Lucas Ordoñez assinou um hat-trick.
Lucas Ordoñez assinou um hat-trick.

Para a segunda parte, o Paço de Arcos de André Luís regressou com outra atitude, a libertar-se da pressão encarnada e a sair mais rápido para o ataque. A equipa da Linha jogava com Diogo Rodrigues ("Matraco"), Pedro Vaz, Ricardo Barreiros, João Sardo e Filipe Fernandes, todos com um passado de águia ao peito. Tal como Diogo Alves ou Tiago Gouveia, sendo que apenas Bruno Frade, André Ferreira e José Silva não representaram o Benfica.

Pedro Vaz - um dos sete jogadores do Paço de Arcos com passado nas águias -
Pedro Vaz - um dos sete jogadores do Paço de Arcos com passado nas águias - "bateu" o ex-colega Pedro Henriques.

Passado à parte, essa atitude diferente seria premiada aos seis minutos, com Pedro Vaz a reduzir para uma diferença mínima que já fizera os encarnados tremer em Turquel. E, apenas um minuto volvido, Filipe Fernandes esteve perto de igualar, com Pedro Henriques a negar o golo com o capacete.

A bola sobrou para Edu Lamas, que isolou Carlos Nicolía sobre a esquerda, e o atacante argentino não se fez rogado. Num tento de belo efeito colocou a bola sob Diogo Rodrigues para um 1-3 que era um rude golpe na reacção do Paço de Arcos. Poucos segundos depois, Lucas Ordoñez apanhava a defensiva contrária a tentar reorganizar-se e rematava fortíssimo para o 1-4.

Carlos Nicolía fez um determinante 1-3, respondendo ao tento do Paço de Arcos.
Carlos Nicolía fez um determinante 1-3, respondendo ao tento do Paço de Arcos.

Lucas chegou ao Benfica em 2018 e tem-se destacado não só pela sua produção ofensiva, como pela entrega em pista, abnegado até em missões defensivas. Em Turquel foi decisivo, "inventando" um 2-3 a dois minutos do fim, e agora em Paço de Arcos foi preponderante no desbloqueio da ineficácia encarnada com um hat-trick. Passa a somar 12 golos para o campeonato, mais um do que o compatriota Nicolia. Entre os dois, contam 23 golos, metade dos 46 facturados pelas águias.

Com uma vantagem de três golos, o Benfica geriu e, com nove faltas, o capitão Pedro Henriques foi também garante do triunfo. A seis minutos do final, defendeu o livre directo de João Sardo depois de azul a Lucas e, já no último minuto, quando a 10ª falta "caiu", voltou a vencer o duelo, agora com Bruno Frade.

O triunfo mantém o Benfica no 6º lugar, a 12 pontos do líder Porto e a dois do 5º, Tomar, sendo que nesta 11ª jornada as águias só ganharam pontos à Oliveirense (os encarnados estão agora a oito pontos), derrotada no Dragão Arena. Na próxima jornada, a meio da semana, o Benfica recebe o Sporting, actual segundo classificado, em mais um dérbi entre os "velhos rivais". O jogo está agendado para as 20h de quinta-feira, 9 de Dezembro.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Porto 'emenda' e acaba com invencibilidade da Oliveirense

Porto 'emenda' e acaba com invencibilidade da Oliveirense

O Porto redimiu-se da derrota em Braga com uma tangencial vitória sobre a Oliveirense, que perde a sua invencibilidade. O segundo é agora o Sporting, a dois pontos dos dragões.