Tomar e Trissino lançam duelo

Treinadores e capitães de Tomar e Trissino lançaram esta sexta-feira o duelo da Liga Europeia agendado para este sábado. O Trissino recusa o favoritismo, mas procura manter na cidade templária um registo 100% vitorioso esta época.

Tomar e Trissino lançam duelo

Ainda que seja estreante na principal prova europeia de clubes, o Tomar tenta dar o exemplo, e esta sexta-feira promoveu uma conferência de imprensa de lançamento do duelo com o Trissino, líder da Serie A1.

Com a presença de treinadores e capitães, houve particular foco no conhecimento que João Pinto, capitão da equipa transalpina, tem da equipa portuguesa.

O técnico Nuno Lopes foi treinador do aniversariante João Pinto (completou esta sexta-feira 35 anos) no Sporting entre 2014 e 2016 e juntos festejaram uma conquista europeia, a Taça CERS, no regresso dos leões aos triunfos europeus, e João recorda que jogou com Caio no Sporting e, na temporada passada, no Trissino, com Francisco Veludo, na selecção angolana, e até com Ivo Silva... "à moedinha, na praia", graceja.

O Trissino está a realizar uma temporada extraordinária, com 14 vitórias em outros tantos jogos, mas recusa o estatuto de favorito e pressão para repetir o feito do Follonica em 2006, a única conquista italiana na Liga Europeia. Na altura, o Follonica contava com o agora treinador do Trissino, Alessandro Bertolucci, e o irmão Mirko, os irmãos Michaelon (Alberto e Alessandro), os irmãos Mariotti (Enrico e Massimo) e os portugueses Guilherme Silva e Sérgio Silva, não aparentados, pese o apelido.

Também para João Pinto, a campanha pode ter um carácter especial. Em 2018/19, João Pinto começou a temporada como capitão do Sporting, mas seria afastado e não celebraria a conquista da Liga Europeia. Agora volta a ser capitão de um Trissino com hipóteses de levantar o troféu e até recorda que o seu último jogo pelo Sporting foi precisamente em Tomar, na 15ª de 26 jornadas do campeonato nacional dessa época.

Na recepção aos italianos, o Tomar será obrigado a jogar no Pavilhão Jácome Ratton em virtude da requisição do seu Municipal Cidade de Tomar para as eleições legislativas, e o capitão Ivo Silva reconhece que a menor capacidade para público também pode ser um factor adverso. Nuno Lopes antevê um jogo difícil, mas retira-lhe carácter decisivo. Afinal, será apenas o terceiro jogo de (pelo menos) seis na epopeia tomarense na principal prova europeia.

O jogo entre Tomar e Trissino, a contar para a 3ª jornada da fase de grupos da Liga Europeia, está agendado para as 18h, com arbitragem dos portugueses João Duarte e Miguel Guilherme. Recorde-se que, para minimizar viagens, a World Skate Europe anunciou que, até aos quartos-de-final, as partidas serão dirigidas por árbitros do país anfitrião.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Quatro primeiros jogam este sábado (e há jogo 'grande')

Quatro primeiros jogam este sábado (e há jogo 'grande')

Separados, à condição, por cinco pontos, os quatro primeiros vão a jogo esta tarde. Porto e Óquei de Barcelos jogam fora e Sporting e Oliveirense defrontam-se no João Rocha no jogo grande da ronda.