Tomar e Trissino lançam duelo
Treinadores e capitães de Tomar e Trissino lançaram esta sexta-feira o duelo da Liga Europeia agendado para este sábado. O Trissino recusa o favoritismo, mas procura manter na cidade templária um registo 100% vitorioso esta época.
Ainda que seja estreante na principal prova europeia de clubes, o Tomar tenta dar o exemplo, e esta sexta-feira promoveu uma conferência de imprensa de lançamento do duelo com o Trissino, líder da Serie A1.
Com a presença de treinadores e capitães, houve particular foco no conhecimento que João Pinto, capitão da equipa transalpina, tem da equipa portuguesa.
O técnico Nuno Lopes foi treinador do aniversariante João Pinto (completou esta sexta-feira 35 anos) no Sporting entre 2014 e 2016 e juntos festejaram uma conquista europeia, a Taça CERS, no regresso dos leões aos triunfos europeus, e João recorda que jogou com Caio no Sporting e, na temporada passada, no Trissino, com Francisco Veludo, na selecção angolana, e até com Ivo Silva... "à moedinha, na praia", graceja.
O Trissino está a realizar uma temporada extraordinária, com 14 vitórias em outros tantos jogos, mas recusa o estatuto de favorito e pressão para repetir o feito do Follonica em 2006, a única conquista italiana na Liga Europeia. Na altura, o Follonica contava com o agora treinador do Trissino, Alessandro Bertolucci, e o irmão Mirko, os irmãos Michaelon (Alberto e Alessandro), os irmãos Mariotti (Enrico e Massimo) e os portugueses Guilherme Silva e Sérgio Silva, não aparentados, pese o apelido.
Também para João Pinto, a campanha pode ter um carácter especial. Em 2018/19, João Pinto começou a temporada como capitão do Sporting, mas seria afastado e não celebraria a conquista da Liga Europeia. Agora volta a ser capitão de um Trissino com hipóteses de levantar o troféu e até recorda que o seu último jogo pelo Sporting foi precisamente em Tomar, na 15ª de 26 jornadas do campeonato nacional dessa época.
Na recepção aos italianos, o Tomar será obrigado a jogar no Pavilhão Jácome Ratton em virtude da requisição do seu Municipal Cidade de Tomar para as eleições legislativas, e o capitão Ivo Silva reconhece que a menor capacidade para público também pode ser um factor adverso. Nuno Lopes antevê um jogo difícil, mas retira-lhe carácter decisivo. Afinal, será apenas o terceiro jogo de (pelo menos) seis na epopeia tomarense na principal prova europeia.
O jogo entre Tomar e Trissino, a contar para a 3ª jornada da fase de grupos da Liga Europeia, está agendado para as 18h, com arbitragem dos portugueses João Duarte e Miguel Guilherme. Recorde-se que, para minimizar viagens, a World Skate Europe anunciou que, até aos quartos-de-final, as partidas serão dirigidas por árbitros do país anfitrião.
Sábado, 29 de Janeiro de 2022, 8h42