Braga separa as águas

Com a vitória do Braga em Oliveira de Azeméis e a derrota do Paço de Arcos em São João da Madeira, os oito do play-off estão mais destacados. Já a luta pela manutenção, promete ser feroz com apenas cinco pontos a separar o 10º do 14º.

Braga separa as águas

Depois da vitória sobre o Benfica a meio da semana, o Braga viajou até Oliveira de Azeméis para somar a terceira vitória consecutiva para o campeonato e, com uma "mãozinha" da Sanjoanense, separar as águas entre as equipas em lugares de play-off e o candidato, 9º, Paço de Arcos.

No Salvador Machado da Oliveirense, sem golos na primeira parte, "Tato" Ferruccio inaugurou o marcador no arranque da segunda. Mas o motivado Braga virou por completo o marcador.

À passagem do 10º minuto, Pedro Mendes e Diogo Seixas marcaram dois golos e Pedro Mendes bisaria a nove do final. O melhor que a Oliveirense conseguiria perante a bem organizada equipa de Tó Neves (treinador dos anfitriões em nove temporadas) foi reduzir, para o 2-3 final, por Franco Platero, a poucos segundos do final. Após um final de ânimos um pouco exaltados, ficou registada na ficha a expulsão de Jorge Silva.

Depois de um arranque com oito vitórias e dois empates, a Oliveirense entrou numa espiral de irregularidade e soma agora seis derrotas e cinco vitórias nos últimos 11 jogos.

Com mais esta vitória, o Braga passa a somar 32 pontos e "cola" a Valongo e Tomar, que têm 33. Os bracarenses fecham os lugares de play-off, agora com oito pontos de vantagem sobre um Paço de Arcos que marca a fronteira entre as equipas que lutam pelo melhor lugar na decisão do título (a oito ponto) e as que lutam pela manutenção (a sete).

A equipa da Linha perdeu em São João Madeira por 5-3. Hugo Santos abriu o marcador aos seis minutos, mas respondeu, aos sete, Gonçalo Nunes, num duelo entre reforços de Inverno e campeões do Mundo de Sub-20 em 2017 (sendo que Gonçalo também triunfara em 2015).

Hugo Santos reclamou mais destaque ao bisar para restabelecer a igualdade depois de André Ferreira ter colocado a equipa de André Luis na frente, já na segunda parte, e ao conseguir o hat-trick para o 3-2.

Gonçalo Nunes ainda fez o 3-3, mas os adeptos da equipa da casa empurraram-na para a vitória. João Ramalho fez o 4-3 e, já muito perto do final, Tiago Almeida carimbou o triunfo.

Com 15 pontos em disputa depois desta jornada, a equipa de Vítor Pereira - com 16 pontos somados exclusivamente nos últimos 10 jogos - foi uma das vencedoras do dia na luta pela manutenção. A outra foi o Turquel.

O lanterna-vermelha da prova tinha de vencer o Parede e, sem "Pichu", cumpriu.

André Pimenta deu o mote aos seis minutos, de meia distância. Tiago Silva ampliou no início da segunda, desmarcado por Daniel Passos, e o próprio Daniel assinou o terceiro aos cinco minutos.

Manuel Coimbra reduziu um minuto volvido sobre o terceiro turquelense, de livre directo, alimentando a habitual resiliência da equipa de Pedro Caeiro Gonçalves. Mas, a 11 minutos do final, o jogo penderia definitivamente para os da Aldeia do Hóquei. Joka perdeu a oportunidade de reduzir para a margem mínima de grande penalidade, e, na resposta, Daniel Passos fez o 4-1.

André Gaspar ainda repôs a desvantagem de dois golos, mas novo golo tardou. Sem guarda-redes, o Parede sofreria o quinto golo por Tiago Mateus, e o 5-3 final, por um Zé Costa da casa, não evitaria que os rubro-negros perdessem inclusivamente a vantagem num eventual confronto directo [na primeira volta, o Parede vencera por 5-4].

O Turquel não deixa o último lugar, mas soma agora os mesmos 12 pontos do Marinhense. O Parede tem 13, a Sanjoanense 16 e a Juventude de Viana 17, numa luta para escapar a três lugares de descida que será quente com apenas 15 pontos em disputa até final.

Mão cheia de Gonçalo Alves

A Juventude de Viana perdeu no Dragão Arena por 8-4.

Remi Herman marcou primeiro aos cinco minutos, mas Gonçalo Alves igualou dois minutos depois. Carlo Di Benedetto e Ezequiel Mena consumaram a reviravolta, mas o gaulês dos vianenses estava "teimoso"... Remi relançou o jogo com o 3-2 e voltou a fazê-lo, já na segunda parte, em novo livre directo para o 4-3. Mas, quando a conversa é sobre especialistas de bola parada, o nome de Gonçalo Alves é incontornável.

O atacante azul-e-branco fechara as contas da primeira parte, de grande penalidade, e marcaria duas vezes de livre directo e mais uma de grande penalidade, em quatro execuções de eficácia plena, totalizando uma mão cheia de golos no jogo e tornando inócuo o golo de Gustavo Lima, então a reduzir para 5-4. Rafa fechou as contas a seis minutos do final e o Porto distancia-se à condição do Óquei de Barcelos, que só joga este domingo.

Sporting goleia sem sofrer golos

Também a pressionar os barcelenses, está o Sporting. Na recepção ao Marinhense, os leões adiantaram-se aos cinco minutos, por Matías Platero, e já venciam por 4-0 ao intervalo.

Na segunda parte, Gonzalo Romero ampliou cedo e Toni Perez - a marcar pela segunda vez num jogo em que Platero também bisara - e Alessandro Verona fecharam as contas num 7-0 com pouca história.

Num campeonato em que o "couraçado" verde-e-branco tem mostrado algumas brechas, sendo apenas a oitava defesa menos batida à entrada para esta jornada, este foi o primeiro jogo da equipa de Paulo Freitas sem golos sofridos na prova.

Este domingo, o Óquei de Barcelos recebe o Benfica, no jogo grande de uma ronda que só será fechada a 15 de Abril, quando Tomar e Valongo se defrontarem.

21ª jornada

Sporting 7-0 Marinhense • 19.Mar

Porto 8-4 Juventude de Viana • 19.Mar

Sanjoanense 5-3 Paço de Arcos • 19.Mar

• Oliveirense 2-3 Braga • 19.Mar

Turquel 5-3 Parede • 19.Mar

• Óquei de Barcelos vs. Benfica • 20.Mar • 15h • Rui Torres e Fernando Vasconcelos

• Tomar vs. Valongo • 15.Abr • 17h

Classificação

1º Porto (52 pontos), 2º Óquei de Barcelos* (48), 3º Sporting (47), 4º Benfica* (43), 5º Oliveirense (41), 6º Valongo* (33), 7º Tomar* (33), 8º Braga (32), 9º Paço de Arcos (24), 10º Juventude de Viana (17), 11º Sanjoanense (16), 12º Parede (13), 13º Marinhense (12), 14º Turquel (12)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Óquei de Barcelos e Benfica dividem pontos

Óquei de Barcelos e Benfica dividem pontos

O Benfica 'quebrou' o elã vitorioso do Óquei de Barcelos no seu pavilhão, mas não a sua invencibilidade. O empate a duas bolas e a divisão de pontos entre galos e águias agradará mais aos rivais Porto e Sporting...

Benfica garante Final Four

Benfica garante Final Four

O Benfica já tem garantido um lugar na Final Four da Taça da Liga Feminina, juntando-se ao já apurado (e organizador) Gijón. A Sanjoanense está fora da corrida num grupo dominado por catalãs.