Óquei de Barcelos vence em Viana e iguala líder

O Óquei de Barcelos venceu na pista da Juventude de Viana por 2-4 e igualou pontualmente o líder Porto. A quatro jornadas do fim da fase regular, os dragões seguram a liderança na diferença global entre golos marcados e sofridos.

Óquei de Barcelos vence em Viana e iguala líder

Uma semana depois da derrota do Porto em Valongo na abertura desta 22ª jornada, o Óquei de Barcelos entrou na pista do José Natário em 3º lugar, ultrapassado pelo Sporting, mas de olho no topo da classificação.

Uma vitória valia aos comandados de Rui Neto o regresso ao 2º lugar, mas agora "ex aequo" com os dragões, e cedo chegaram à vantagem.

Frente a uma Juventude de Viana que luta pela manutenção, Luís Querido inaugurou o marcador ainda não estavam cumpridos dois minutos e meio, num começo de jogo promissor. Mas o resto da primeira parte não teria mais golos, num jogo um pouco apático, inclusivamente na intensidade colocada nos lances. Os visitados terminariam os primeiros 25 minutos com apenas duas faltas, cometidas nos nove minutos antes do intervalo, depois dos barcelenses terem cometido apenas três, entre os oito e os 14 minutos.

Na etapa complementar, Pedro Delgado ("Bekas") anulou a vantagem visitante logo no primeiro minuto, mas não houve continuidade do que poderia ser a afirmação da equipa de Reinaldo Ventura, ex-jogador dos barcelenses. É que, "espicaçado" pela igualdade, o Óquei de Barcelos regressou à liderança do marcador respondendo com dois golos de Danilo Rampulla em menos de três minutos.

O jogo estava mais vivo e João Pedro reduzia aos oito minutos, mas, mais uma vez, a resposta foi pronta. Luís Querido, num remate cruzado fortíssimo, fazia o 2-4 favorável à equipa de Rui Neto, vianense de nascimento.

A meio da segunda parte, Zé Pedro, a completar 32 anos, teve como "prenda" um azul, mas nem Bekas aproveitou o livre directo, nem a Juventude tirou dividendos da superioridade numérica.

O 2-4 teimaria em persistir, "sobrevivendo" a um azul a Jorge Correia (com o jogo parado) e outro a Dario Giménez (sem que Casanova transformasse o livre directo)

"Colado" ao topo

Com o triunfo, o Óquei de Barcelos iguala o Porto no topo da classificação, com os mesmos 52 pontos. No confronto directo, o Porto venceu na primeira volta (4-3) e o Óquei venceu na segunda (5-4), não sendo possível descortinar por aí o líder. No entanto, os dragões têm 126 golos marcados e 59 sofridos, num saldo positivo de 67 golos, bem superior aos 47 dos galos.

O campeonato será decidido no play-off, mas o "factor casa", garantido com a melhor classificação, poderá ser determinante, principalmente numa época em que o público está de regresso. E, recorde-se que, esta temporada, em Barcelos, o Benfica empatou e Porto e Sporting, como todas as outras equipas que visitaram a "Catedral", perderam. Falta a visita do Valongo e da Oliveirense.

Na corrida ao lugar cimeiro no fim desta fase regular, estão, para além de Porto e Óquei de Barcelos (com os tais 52 pontos), também Sporting (50) e, um pouco mais longe, Benfica (47). A Oliveirense, com 44 pontos, pese as hipóteses matemáticas, já estará demasiado distante para aspirar ao topo.

Entre os actuais "co-líderes", com desafios que se adivinham complicados, os dragões recebem Braga e Tomar e deslocam-se a Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, enquanto os galos recebem Valongo e Oliveirense e deslocam-se a Braga e Tomar.

22ª jornada

Valongo 4-0 Porto • 23.Mar

Oliveirense 7-0 Sanjoanense • 26.Mar

• Parede 0-0 Marinhense • 26.Mar

Sporting 6-3 Paço de Arcos • 27.Mar

Benfica 4-0 Turquel • 27.Mar

• Juventude de Viana 2-4 Óquei de Barcelos • 30.Mar

• Braga vs. Tomar • 27.Abr

Classificação

1º Porto (52 pontos), 2º Óquei de Barcelos (52), 3º Sporting (50), 4º Benfica (47), 5º Oliveirense (44), 6º Valongo* (36), 7º Tomar** (33), 8º Braga* (32), 9º Paço de Arcos (24), 10º Juventude de Viana (17), 11º Sanjoanense (16), 12º Parede (14), 13º Marinhense (13), 14º Turquel* (12)

*menos um jogo, **menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Uma Final Four preocupada com os 'Clubes' (todos os cinco)

Uma Final Four preocupada com os 'Clubes' (todos os cinco)

A FPP confirmou em comunicado que a mudança de datas da decisão da Taça de Portugal, numa inédita sexta e sábado em 24 edições de Final Four, se deve à preocupação com a participação dos 'Clubes' num torneio amistoso. Justifica-se?

Pedro Alves dos Santos