A ansiada final ibérica tornada realidade
Portugal venceu Angola por 2-3 e irá defrontar a Espanha na final da 66ª edição do Torneio de Montreux / Taça das Nações.
Se o Torneio de Montreux é uma tradição quase secular no hóquei em patins, uma final entre Portugal e Espanha começa a ser também hábito. E este domingo realiza-se a 10ª consecutiva.
Nas últimas nove finais, todas com duelos ibéricos, Portugal venceu quatro - incluindo as últimas três - e Espanha ganhou cinco.
Os portugueses foram os primeiros a carimbar a presença na final. Mas não foi fácil evitar que Angola conseguisse desde já a sua melhor classificação de sempre.
Na primeira parte, Portugal esteve apático. Viu Johe inaugurar o marcador para os africanos aos sete minutos e pouco fez até ao intervalo para inverter a situação.
A segunda parte foi diferente. A impor um ritmo mais elevado, o conjunto de Luís Sénica desgastou e desorientou o cinco angolano e, em nove minutos, apontou três golos - por Hélder Nunes, Rafa (de livre directo) e João Rodrigues - e ainda desperdiçou uma grande penalidade.
A contenda parecia resolvida mas os angolanos não baixaram os braços. No entanto, Portugal adiou o golo adversário até perto do apito final e, depois do 2-3, novamente por Johe, não houve tempo para mais.
#IMAGE4173
Defesa dá vitória à Espanha
Na outra meia-final, Espanha e Itália proporcionaram um espectáculo em que dominou o acerto defensivo e o medo de errar. Os transalpinos mostraram que a derrota pesada frente a Angola fora estratégica no descanso de um grupo com poucas opções de primeira linha e encostaram a Espanha ao seu último reduto durante largos períodos do jogo.
No entanto, 1994 vai continuar a ser o ano da última presença italiana na final. Depois de um nulo ao intervalo, Cristian Rodriguez e Edu Lamas finalizaram dois contra-ataques e o golo de Giulio Cocco, na recarga a um livre directo, foi insuficiente para levar pelo menos a partida a prolongamento. O guarda-redes Carles Grau - seguramente a garantir a presença no Mundial - foi a figura do encontro.
A final terá lugar a partir das 19h portuguesas e contará com transmissão directa na RTP2. Recorde-se que na fase de grupos, a Espanha bateu Portugal com um golo solitário de Toni Perez.
França goleia, Alemanha vence nos penaltis
Nos outros dois jogos, que definiriam os emparelhamentos para a segunda metade da classificação, duas histórias bem distintas.
A França, com quatro golos de Carlo Di Benedetto, mostrou finalmente a sua melhor face ao bater a frágil Suíça por 5-1. Os gauleses vão agora lutar pelo quinto lugar com a Alemanha.
O apuramento dos germânicos não foi tão simples como o dos "bleus". O Montreux HC voltou a dar boa conta de si e, após uma igualdade a duas bolas no tempo regulamentar e prolongamento, levou o jogo para as grandes penalidades. A Alemanha foi mais feliz e venceu por 2-1 (4-3 no total). Num duelo entre equipas lideradas por Mateo De Ramon, Montreux e Suíça disputam os 7º e 8º lugares.
Domingo, 5 de Abril de 2015, 1h50