O arranque da segunda fase nos Nacionais Jovens

O arranque da segunda fase nos Nacionais Jovens

Arrancaram este fim-de-semana as segundas fases dos diferentes campeonatos nacionais jovens.

Já com uma jornada disputada na fase que antecede a de apuramento de campeão (para a qual serão apuradas duas equipas a Norte e duas a Sul), fazemos um ponto de situação dos que resistem a caminho do título.

Desde logo, e num olhar abrangente, será relevante destacar o trabalho de Valongo e Benfica, que lograram apurar as suas quatro equipas para esta segunda fase, destacando-se de Porto (apurou três equipas), Sporting (uma), Oeiras (uma), Paço de Arcos (duas), Mealhada (uma) e Turquel (três), que também tinham quatro equipas na primeira fase.

Nos Sub-20, a Norte, Valongo e Barcelos deixaram o vice-campeão nacional Braga pelo caminho. Na primeira jornada da segunda fase, o Valongo – sério candidato à revalidação do título – recebeu e venceu o Cambra por claros 8-2. Com o Cambra, apurou-se o Porto, que arrancou nesta segunda fase com uma vitória por 4-2 frente ao Barcelos.

A Sul, Sintra e Turquel afastaram o Sporting da luta pelo título, com os leões a terminarem a primeira fase a um escasso ponto dos dois primeiros. Na Zona D, foi ao Paço de Arcos que calhou a “fava”. Benfica, só com vitórias, e Oeiras deixaram o (outro) histórico da Linha fora da corrida. No arranque da segunda fase, o Oeiras venceu 3-4 em Turquel e o Benfica bateu o Sintra 7-2.

Sub-17

Nos Sub-17, o Porto caiu a Norte, enquanto o Sporting caiu a Sul.

Sanjoanense, Valongo, Braga e Oliveirense garantiram o apuramento “mais acima” e a segunda fase começou com duas vitórias caseiras. O campeão nacional Braga venceu a Sanjoanense por 6-2 e a Oliveirense bateu o Valongo por 8-4.

“Mais abaixo”, passaram Turquel, Alenquer, Grândola e Benfica. As águias venceram em casa da filial de Alenquer por 3-8, enquanto o Grândola, depois de vencer a Zona D, continua na senda das vitórias. 5-3 ao Turquel marcou a primeira jornada.

Sub-15

Nos Sub-15 a luta por um lugar na fase decisiva será disputada, a Norte, por ADB Campo, Valongo, Porto e Mealhada. O campeão Porto arrancou com uma derrota por 5-3 no Municipal de Valongo, enquanto a Mealhada não conseguiu fazer valer o “factor casa”, perdendo 0-1 com o Campo.

A Sul, duas vitórias forasteiras na primeira jornada da segunda fase. Paço de Arcos e Sporting venceram, respectivamente, Tomar (3-5) e Benfica (1-2).

Sub-13

Nos antigos “infantis”, Valongo, Porto, AD Barcelos e Académica de Coimbra garantiram um lugar na Zona Norte. O Valongo arrancou com um 3-1 à Académica, enquanto a ADB Campo conseguiu um empate (a uma bola) na casa do Porto.

A Sul, o Benfica também empatou no arranque da segunda fase. Uma igualdade a dois com o Turquel deixa os actuais campeões nacionais atrás do Tomar, que venceu o Paço de Arcos por 4-2.

Melhores marcadores

Numa primeira fase com visível desequilíbrio dentro dos grupos, houve “matadores” que se destacaram desde já na lista de melhores marcadores. Nos Sub-20, Alvarinho (AD Valongo), mesmo em part-time - ou a tempo inteiro… - nos seniores terminou a primeira fase isolado com 45 golos, com o segundo melhor marcador, Bernardo Maria (HC Sintra) a nove tentos de distância.

Mais equilibrada segue a corrida nos Sub-17. Gonçalo Nunes (SL Benfica) foi o mais concretizador mas os seus 28 golos são seguidos de perto pelos 26 de Gonçalo Pereira (HC Braga) e os 25 de Tiago Oliveira (UD Oliveirense).

Hugo Santos não tem – até ver - concorrência nos Sub-15. O atacante do Valongo contabilizou 41 golos, mais do dobro do segundo mais certeiro, Rodrigo Afonso do Paço de Arcos (20).

Entre os mais novos que disputam um título nacional, a luta entre os que têm o stick mais quente está animada. Isaac Pontes (HC Portimão) terminou a primeira fase com 31 tentos, apenas mais um do que Rodrigo Martins (HC Braga), numa disputa com praticamente todo um país pelo meio…

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia