Oliveirense multada pelo comportamento dos adeptos
Uma semana volvida sobre a publicação da decisão - e ilibação - nos desacatos com o Óquei de Barcelos, o Conselho de Disciplina multa a Oliveirense pelo comportamento dos adeptos no jogo frente à Juventude de Viana.
A Oliveirense foi ilibada de responsabilidades na interrupção do jogo frente ao Óquei de Barcelos, conquistando mesmo três pontos na secretaria pela "culpa" barcelense. Uma semana volvida sobre a publicação dessa mediatizada decisão, o Conselho de Disciplina volta a deliberar sobre acontecimentos no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Desta feita, reportando a incidentes no final do jogo entre Oliveirense e Juventude de Viana, a Oliveirense é multada em 2115 euros por os clubes serem responsáveis pelos actos dos seus adeptos.
O jogo da 19ª jornada, disputado a 26 de Fevereiro, terminou com a vitória dos vianenses por 3-4 e a tripla expulsão de expulsão de Luís Madail, Avelino Bastos e António Valente, do "staff" oliveirense. Dando-se como provado que, no final da partida, os árbitros - Joaquim Pinto e Pedro Miguel Sousa - foram "insultados" e "cuspidos", a Oliveirense é punida com multa de três salários mínimos nacionais.
Na decisão da pena foram considerados antecedentes da equipa de Oliveira de Azeméis, mas as "infracções registadas na presente época desportiva" são por "ilícitos disciplinares leves", o que não terá inflacionado a multa a aplicar.
No inevitável paralelismo que poderá ser traçado entre decisões próximas, importará relevar que, no jogo frente ao Óquei de Barcelos, a partida não chegou ao fim dos regulamentares 50 minutos, o que, à luz dos regulamentos, configura uma moldura penal diferente.
Sem se colocar em causa a (óbvia) diferença de gravidade dos incidentes em si, entre as duas decisões pesa, no fim de contas, o "timing" dos acontecimentos em relação ao jogo.
Sábado, 16 de Abril de 2022, 7h40