Falta à entrega de medalhas custa 266 euros ao Benfica

Com protesto apresentado, o Benfica não ficou para a entrega de medalhas na Taça de Portugal e foi multado em 266 euros por 'inobservância de outros deveres'. O Regulamento prevê cinco Salários Mínimos Nacionais de multa.

Falta à entrega de medalhas custa 266 euros ao Benfica

O Porto venceu a final da Taça de Portugal por 1-5 e até já entregou o troféu no seu Museu, mas o Benfica protestou e pretende a repetição.

O protesto - por "um erro de direito gravíssimo" no primeiro golo azul-e-branco - foi apresentado no decorrer do jogo e os encarnados não ficaram para a cerimónia de entrega das medalhas.

Pese uma possível interpretação de falta de "fair play", não deixou de haver coerência na decisão das águias, mas, enquanto não sai a decisão sobre o protesto, a ausência do Benfica do acto protocolar tem consequências. Em rigor, 266 euros.

Desde 2015, quando o Sporting não ficou para a entrega das medalhas em Vila Franca de Xira - numa final da Taça ganha pelo Benfica -, que o Regulamento Geral de Hóquei em Patins prevê uma multa para "os Clubes que não compareçam a cerimónias protocolares de entrega de prémios" (artigo 52º, 1.6). Uma multa de cinco Salários Mínimos Nacionais, o que equivaleria a 3525 euros (artigo 52º, 1.6.1).

No entanto, a multa agora aplicada diz respeito a "inobservância de outros deveres", contemplada no Regulamento de Justiça e Disciplina, balizada entre 10% a 20% de um Salário Mínimo Nacional, mas com agravantes, como a reincidência, que podem determinar o aumento para o dobro dos limites. Os 266 euros equivalem a uns inusitados 37.8% do indexante Salário Mínimo Nacional (actualmente nos 705 euros).

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Comunicado da Oliveirense respondido com multa

Comunicado da Oliveirense respondido com multa

A Oliveirense foi multada depois de um comunicado em que se considerava 'indignada' e 'desrespeitada'. Não faltando exemplos de comunicados ao longo da temporada, a 'fava' acabou por sair em Oliveira de Azeméis...

A Taça do Lleida e a cobiça alheia

A Taça do Lleida e a cobiça alheia

Para uma discussão final que será italo-catalã, Lleida, Calafell, Valdagno e Follonica juntam-se este fim-de-semana em Paredes para decidir o vencedor da Taça WSE. O Lleida defende o troféu conquistado nas últimas três edições.