Viana a salvo e Braga no play-off

Com um triunfo sobre o Marinhense, a Juventude de Viana assegurou a manutenção num dia em que o Turquel largou a 'lanterna-vermelha'. Mesmo derrotado, o Braga já tem certo um lugar no play-off.

Viana a salvo e Braga no play-off

A "primeira parte" da 24ª jornada encerrou em si duas definições importantes, com a Juventude de Viana a assegurar a manutenção e o Braga a garantir um lugar no play-off.

Em Viana do Castelo, na luta contra um concorrente directo à manutenção, a Juventude de Viana venceu o Marinhense de forma clara, por 9-2 e garantiu matematicamente a permanência - pela 10ª temporada consecutiva - no escalão maior.

A vencer por apenas 2-0 ao intervalo, os vianenses fizeram o resultado disparar com contestação dos visitantes, que veriam mesmo o técnico Nuno Domingues expulso. O gaulês Remi Herman foi a principal figura, com quatro golos, com o agora treinador Reinaldo Ventura a ver reconhecido o seu mérito com o anúncio da renovação para a próxima temporada.

A Juventude de Viana garantiu a continuidade na I Divisão e anunciou também a continuidade de Reinaldo Ventura ao leme.

Nas contas da jornada, o Marinhense "desce" a lanterna-vermelha em virtude do triunfo do Turquel em Valongo.

Como na pretérita temporada, o Turquel entrou no Municipal de Valongo - sem público, por jogo de castigo à porta fechada - a ter de vencer e a equipa da casa, que vem protagonizando uma excelente campanha, não teve argumentos para evitar a derrota por 5-6.

Em 12 minutos, o Turquel vencia já por 0-3 e chegou ao intervalo com uma vantagem de 1-4, ampliada por Tiago Mateus - que assinou um hat-trick - no arranque da etapa complementar. O Valongo reagiu e chegou à desvantagem mínima, mas, num duelo entre técnicos catalães, a equipa de Guillem Pérez soube segurar os preciosos três pontos.

Para além de Turquel e Marinhense, estão ainda na luta pela manutenção o Parede, que joga este domingo no João Rocha, e a Sanjoanense, que perdeu na deslocação a Tomar.

O Tomar venceu a equipa de São João da Madeira por 3-1, num resultado construído nos derradeiros 10 minutos. Coube a Tomás Moreira, sanjoanense de berço, marcar primeiro e Lucas Honório ampliou antes de Hugo Santos reduzir. O capitão tomarense Ivo Silva fechou as contas que permitem à equipa de Nuno Lopes igualar pontualmente o Valongo, tendo ainda um jogo a menos.

Braga no play-off

No "emprestado" Pavilhão de Sequeira (porque o Parque das Goladas vai para obras), o Braga entrou em pista já a saber que tinha o lugar no play-off garantido, em virtude da derrota do Paço de Arcos na Luz.

A equipa da Linha, com o primordial objectivo da manutenção alcançado, não deixou de dar luta (muita) aos recém-vencedores da Golden Cup, com direito a volta de honra no Estádio da Luz, no jogo de futebol.

As águias chegaram a uma vantagem de dois golos, mas a equipa de André Luís (ausente do banco com castigo de dois jogos) igualou com dois golos de Filipe Fernandes e discutiu o resultado até ao fim. Mesmo sem o guarda-redes titular Diogo Rodrigues, nem André Ferreira (lesionados), nem Diogo Alves (castigado).

Benfica venceu tangencialmente o Paço de Arcos em dia de mostrar a Golden Cup em volta de honra ao Estádio da Luz.

O Paço de Arcos passou mesmo para a frente do marcador no início da segunda parte por Gonçalo Nunes, que voltaria a marcar, reduzindo para o tangencial 5-4 com três minutos para jogar. Dois azuis e um vermelho quando o Paço de Arcos procurava a igualdade, sentenciaram a partida. E, colateralmente, o apuramento matemático do Braga para o play-off.

Os bracarenses receberam o Óquei de Barcelos e, pese Vítor Hugo ter marcado primeiro, os barcelenses mostraram outros argumentos no regresso ao campeonato depois de perderem três pontos na secretaria. Ao intervalo já venciam por 1-5, havendo apenas um golo para cada lado numa segunda parte de formalidade para o 2-6 final.

Este domingo, a 24ª encerra com jogo grande entre Oliveirense e Porto, importante para a discussão dos cinco primeiros lugares.

24ª jornada

Benfica 5-4 Paço de Arcos • 23.Abr

Tomar 3-1 Sanjoanense • 23.Abr

Juventude de Viana 9-2 Marinhense • 23.Abr

• Valongo 5-6 Turquel • 23.Abr

• Braga 2-6 Óquei de Barcelos • 23.Abr

• Sporting vs. Parede • 24.Abr • 15h • Paulo Carvalho e Teófilo Casimiro

• Oliveirense vs. Porto • 24.Abr • 15h • João Catrapona e João Duarte

Classificação

1º Porto* (55 pontos), 2º Benfica (53), 3º Sporting* (53), 4º Óquei de Barcelos (52), 5º Oliveirense* (50), 6º Valongo (39), 7º Tomar* (39), 8º Braga* (32), 9º Paço de Arcos (25), 10º Juventude de Viana (23), 11º Sanjoanense (16), 12º Turquel (15), 13º Parede* (15), 14º Marinhense (13)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Saber sofrer antes da 13ª final italo-espanhola

Saber sofrer antes da 13ª final italo-espanhola

Depois de duas meias-finais 'suadas', os técnicos Sérgio Silva do Follonica e Ferran López do Calafell reconheceram dificuldades e perspectivam uma boa final. A ambição é de vitória.

Follonica e Calafell na decisão da WSE

Follonica e Calafell na decisão da WSE

Triunfos tangenciais e emotivos por 3-2, valem a Follonica, de Sérgio Silva, e Calafell, de Xano Edo, a presença na final da Taça WSE. Cinco anos depois, há uma decisão sem o Lleida...