«Para onde queremos que vá este desporto?»

No rescaldo da primeira meia-final da Taça WSE, Diego Mir, técnico do Valdagno, apelou a uma reflexão sobre o regulamento e o peso das decisões arbitrais.

«Para onde queremos que vá este desporto?»

O Valdagno caiu nas meias-finais da Taça WSE e o treinador Diego Mir surgiu na sala de imprensa visivelmente abalado.

A perder, o Valdagno logrou virar o jogo numa segunda parte de ascendente, mas Didac Llobet fez o 2-2 já nos cinco minutos finais e um livre directo (repetido) de Davide Banini a 20 segundos do final ditou o apuramento do Follonica. O técnico argentino lamentou o peso da decisão arbitral no desfecho da partida.

"O Follonica soube aproveitar as decisões arbitrais. Sem culpar os árbitros, creio que tem de ser feita uma reflexão sobre para onde quer caminhar este desporto. No final, julgo que os protagonistas dos jogos, que decidem as partidas, têm de ser os jogadores e não são com este regulamento", reforçaria posteriormente ao HóqueiPT.

Num tema que várias vezes vem a lume, Diego Mir apontou o dedo ao peso das decisões arbitrais. "As decisões dos árbitros têm um peso específico muito grande. Creio que fazer repetir o livre directo a 20 segundos do final, numa situação que praticamente definia o vencedor, parece-me uma decisão exagerada. Mesmo a 15ª falta, é muito discutível", lamentou.

A partida foi dirigida pelo português Miguel Guilherme (que depois seria chamado à final) e pelo francês Loic Le Menn que, segundo Mir, terão sido demasiado rigorosos. "O Follonica procurou os contactos e somámos cinco ou seis faltas em situações que não seriam falta ou, no limite, que seriam duvidosas. E vejo que o Hóquei em Patins se transformou nisto... Podemos olhar para os campeonatos português e espanhol e este factor de faltas tem cada vez mais peso e é um factor que devia ser deixado à margem", refere.

"O que se está a passar merece uma reflexão, porque, repito, deviam ser resolvidas pela capacidade desportiva das equipas e a qualidade técnica dos jogadores e não por decisões arbitrais. Lamento que o jogo tenha terminado assim, com muitas acções discutíveis", sublinha.

Diego Mir é um técnico argentino radicado em Itália desde 2017, depois de largos anos no Alcoi, da comunidade valenciana, em Espanha. Chegou ao campeonato italiano para o Breganze, onde esteve entre 2017 e 2020, conquistando a Taça em 2019. Na crise que assolou o Breganze, rumou ao projecto mais sólido do Valdagno.

Finda a aventura (ou desventura) europeia, o Valdagno de Diego Mir tem, no regresso a Itália, este sábado, o primeiro jogo no play-off, reencontrando o Follonica de Sérgio Silva. O primeiro jogo de uns quartos-de-final à melhor de três é em Valdagno. Recorde-se que na pretérita temporada, depois de um excelente arranque na Serie A1, a equipa de Diego decaiu e acabou mesmo por ficar arredada da segunda fase, assolada por casos de CoViD-19 que levaram à perda de um jogo por falta de comparência...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Nuno Domingues falha últimos jogos

Nuno Domingues falha últimos jogos

Castigado com dois jogos de suspensão, Nuno Domingues, treinador do Marinhense, não estará no banco nos dois últimos jogos da sua equipa. O Marinhense é o actual lanterna-vermelha, mas ainda com hipóteses de manutenção.

Coroa europeia em discussão nas Astúrias

Coroa europeia em discussão nas Astúrias

Disputa-se este fim-de-semana a Final Four da Taça da Liga Feminina. Um Gijón de mão cheia, um Palau reinante, um Benfica de excepção e um surpreendente Cerdanyola procuram a coroa europeia.