Benfica não evita a 'habitual' final espanhola

O Benfica caiu tangencialmente frente ao detentor da Taça da Liga Feminina e não evitou a 11ª final espanhola em 15 edições. O anfitrião Gijón, que venceu o Cerdanyola, e o detentor Palau discutem o título.

Benfica não evita a 'habitual' final espanhola

A Taça da Liga Feminina teve 14 edições com 10 finais entre equipas espanholas. Nortecoope em 2008, Noisy em 2014 e Benfica em 2018 "intrometeram-se", mas não evitaram que o título fosse para o país vizinho. Tal aconteceria apenas uma vez, em 2015, quando o Benfica venceu as gaulesas do Coutras na final. Mas essa edição continuará a ser a excepção que confirma a regra. Gijón e Palau vão disputar o título este domingo nas Astúrias.

Nas meias-finais, o Palau não teve tarefa fácil frente ao Benfica de Paulo Almeida. As encarnadas adiantaram-se aos 11 minutos, por Marlene Sousa, mas Laura Puigdueta igualou ainda na primeira parte. Já na segunda parte, Mariona Colomer deu vantagem às favoritas catalãs aos 10 minutos, mas Raquel Santos igualou um minuto depois.

A partida podia cair para qualquer um dos lados, com as águias a resistirem ao ritmo de um campeonato mais competitivo que o Palau transporta na bagagem, mas um golo da multi-titulada Berta Busquets - no sítio certo para aproveitar a sobra de uma jogada individual de Puigdueta - desequilibraria a contenda.

Esta época, o Gijón venceu ambos os duelos para a OK Liga com o Palau. Por 0-2 na Catalunha e 2-1 nas Astúrias.

Na final, o Palau procurará o seu segundo título frente a um Gijón que joga perante a "sua gente" e que já tem cinco troféus nas suas vitrines. Um sexto igualaria o registo recorde do Voltregà.

As asturianas, frente a um Cerdanyola que surpreendeu no apuramento, chegaram ao intervalo a vencer tangencialmente com um golo solitário de Marta Piquero (ex-Benfica), mas dilataram logo no arranque da etapa complementar, pela capitã Sara Lolo. A goleadora Sara Roces ampliou e a argentina Milagros Carrera carimbou o triunfo.

A final joga-se às 18h locais.

Final Four

Meias-finais

• MF2 • Palau 3-2 Benfica • 30.Abr

• MF1 • Gijón 4-0 Cerdanyola • 30.Abr

Final

• Gijón vs. Palau • 1.Mai • 18h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
As contas de quatro para apenas uma vaga

As contas de quatro para apenas uma vaga

O maior prémio em disputa na última jornada da fase regular será o da manutenção. Com jogos complicados, Parede, Sanjoanense, Marinhense e Turquel procurarão, numa espécie de 'photo finish', assegurar a continuidade na I Divisão.

Todos ainda vivos

Todos ainda vivos

Ainda nenhuma equipa está matematicamente relegada. Na penúltima ronda, o Parede venceu a Sanjoanense e o Marinhense bateu o Valongo. O Turquel perdeu na recepção ao Braga e regressa ao último lugar.

Fase regular da OK Liga termina com Caldes em 8º e no play-off

Fase regular da OK Liga termina com Caldes em 8º e no play-off

Na derradeira jornada da fase regular da OK Liga, o Caldes garantiu o 8º lugar, a última vaga do play-off. O Barcelona termina esta primeira fase com o melhor ataque e melhor defesa.