Título europeu feminino é do Palau (outra vez)

O Palau venceu o Gijón por 1-2 e revalidou o título europeu feminino. As catalãs juntam-se ao Voltregà e ao próprio Gijón no lote de clubes com mais do que um troféu.

Título europeu feminino é do Palau (outra vez)

O Palau venceu o Gijón na final da Taça da Liga Feminina por 1-2 e revalidou o título conquistado em 2021.

Depois de ter eliminado o Benfica por tangencial 3-2 nas meias-finais, o Palau defendia a sua coroa perante o anfitrião da prova, muito apoiado nas Astúrias. O Gijón lograra vencer o Palau duas vezes na presente edição da OK Liga, mas desta feita veria as rivais catalãs levar a melhor.

A equipa orientada por Ivan Sanz conseguiu os seus dois golos em menos de dois minutos, mas com um intervalo pelo meio. A capitã Laura Puigdueta marcou a pouco mais de um minuto do intervalo e, quando o Gijón poderia ter delineado a estratégia de resposta após o reatamento, Aina Florenza fez o 0-2 logo no primeiro minuto da etapa complementar.

Sara Lolo, capitã asturiana, reduziu ainda nos primeiros cinco minutos, relançando a discussão do vencedor num excelente jogo, muito vivo, veloz e com muitas oportunidades de golo, num bom momento de divulgação do Hóquei em Patins feminino. Mas, tal como em 2017, então frente ao Voltregà (que também defendia o título), o Gijón - que conta na sua equipa técnica com o português Nuno Canelas - não conseguiu anular a desvantagem e acabaria por deixar escapar o troféu perante o seu público, que respondeu ao apelo e marcou presença em peso nesta decisão.

O Palau, com duas vitórias consecutivas, junta-se a Voltregà e Gijón no reduzido lote de equipas com mais do que um triunfo em 15 edições concluídas da prova sob a égide da World Skate Europe. Na lista de triunfos, o Voltregà, com seis, e o Gijón, com cinco, continuam destacados, sendo que, para além do Palau, apenas Benfica (2015) e Alcorcón (2014) "ousaram" inscrever o seu nome na História da prova como vencedores.

Final Four

Meias-finais

• MF2 • Palau 3-2 Benfica • 30.Abr

• MF1 • Gijón 4-0 Cerdanyola • 30.Abr

Final

• Gijón 1-2 Palau • 1.Mai

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Melhores da fase regular vencem fora no arranque do play-off

Melhores da fase regular vencem fora no arranque do play-off

O play-off arrancou em Itália, com os mais fortes da fase regular a levarem a melhor 'fora de portas' - ainda que o Follonica tenha só desempatado nos penáltis - nuns quartos-de-final que serão disputados à melhor de três.

Tomar garante Tato

Tomar garante Tato

Tendo em vista a próxima temporada, o Tomar garantiu o concurso do atacante argentino 'Tato' Ferruccio, da Oliveirense.

Sporting vence 'Dérbi Capital' em casa 34 anos depois

Sporting vence 'Dérbi Capital' em casa 34 anos depois

O Sporting venceu o Benfica e continua na luta com o Porto, que venceu o Tomar, pela vitória na fase regular, a decidir-se na derradeira jornada. Na sua casa, os leões não venciam as águias para o campeonato há mais de 34 anos.