Trissino vence Sarzana e defronta Valongo na final
Não se deixando surpreender (novamente), o Trissino deixou bem patente a sua superioridade sobre o Sarzana e defronta o Valongo na final na final da Liga Europeia. Entre irmãos, Alex levou a melhor com quatro golos sem resposta.
Conhecido o primeiro finalista (o português Valongo) da presente edição da Liga Europeia, era hora de conhecer o seu adversário italiano.
Frente-a-frente Trissino e Sarzana. Bertolucci e Bertolucci.
O mais modesto Sarzana vinha de terminar a temporada em Itália com um 9º lugar na Serie A1, mas a equipa de Mirko já surpreendera a de Alex, que venceu a fase regular e vai disputar a meia-final do play-off, duas vezes. Uma para o campeonato - naquela que foi a primeira derrota (em Fevereiro!) do Trissino na temporada - e outra para a Taça, que o Sarzana viria a conquistar.
Desta feita, o Trissino não se deixou surpreender.
Dominando desde os primeiros instantes, a equipa capitaneada por João Pinto adiantar-se-ia aos 12 minutos pelo sempre oportuno Emanuel Garcia, o segundo jogador desta Final Four com mais presenças nos palcos da decisão da principal prova europeia de clubes, apenas superado por Caio. Aos 17 minutos seria o próprio João Pinto a marcar, na recarga a uma grande penalidade.
Na segunda parte, em gestão, o Trissino marcaria mais dois golos, ambos de livre directo e por mais um jogador que, em Portugal, tal como Emanuel ou João, vestiu a camisola azul-e-branca do Porto: Giulio Cocco. O italiano levou a bola para fintar Simone Corona para o 3-0 aos seis minutos, na 10ª falta do Sarzana, e - depois de Pol Galbas não conseguir marcar para os "rossoneri" na 10ª do Trissino - fechou as contas num remate directo a nove do final, depois de azul a Joan Galbas.
Esta será a terceira consecutiva para Giulio Cocco (perdeu, pelo Porto, frente ao Sporting em 2019 e 2021), mas a primeira para o Trissino. No capítulo das curiosidades, João Pinto está a jogar a Final Four pela segunda vez, tendo conquistado o troféu em 2019... quando não esteve presente no fim-de-semana decisivo (estivera em 2018, no Dragão Caixa). Capitão do Sporting no arranque dessa dourada temporada de 2018/19, foi afastado antes da Final Four, e tem agora nova oportunidade para erguer o "caneco".
O Trissino tenta ser a segunda equipa italiana a vencer o troféu, depois da conquista do Follonica em 2006, neste mesmo palco de Torres Novas. Na altura, Alessandro Bertolucci, agora técnico do Trissino, foi protagonista como jogador.
Meias-Finais
• MF2 • Valongo 7-5 Tomar • 14.Mai (4-4, 3-1 pen.)
• MF1 • Trissino 4-0 Sarzana • 14.Mai
Final
• Valongo vs. Trissino • 15.Mai • 15h
Sábado, 14 de Maio de 2022, 17h26