Três apurados e um Valongo que não quebra

Com nova vitória, Porto, Sporting e Óquei de Barcelos estão nas meias-finais. Com novo prolongamento, o Valongo venceu o Benfica e força a 'negra' na próxima quarta-feira.

Três apurados e um Valongo que não quebra

Porto, Sporting e Óquei de Barcelos já estão nas meias-finais do play-off de decisão de campeão do Campeonato Nacional da I Divisão. As três equipas voltaram a vencer os seus adversários nestes "quartos" e, ficando definido o duelo entre Porto e Óquei de Barcelos, falta saber quem defronta o Sporting a partir de 29 de Maio. É que, no quarto jogo com prolongamento em oito dias (!), o Valongo venceu o Benfica por 5-2 e obriga a "negra" na Luz, na próxima quarta-feira.

Valongo 5-2 Benfica (2-2, 3-0 prol.)

O que o Valongo tem feito na última semana é já épico. Depois de um fim-de-semana com dois prolongamentos (e decisões por grandes penalidades) na Final Four da Liga Europeia. Caiu na final. Descansou dois dias e teve novo jogo com prolongamento na Luz, para o Campeonato Nacional. Caiu. Descansou mais dois dias e, obrigado a vencer, mesmo sem treinador ou adjunto (assumiu Jorge Vieira a condução), foi a novo prolongamento. E venceu.

No frente-a-frente entre finalistas vencidos da Liga Europeia e da Taça de Portugal, em busca de mais qualquer coisa esta época, o Valongo chegou ao intervalo a vencer com um tento solitário de Facundo Bridge. Na segunda parte, Diogo Rafael igualou e Carlos Nicolia consumou a reviravolta aos 11 minutos, mas, quatro minutos volvidos, Rafael Bessa igualava.

Sem mais golos, e com "apenas" sete faltas para o Valongo e cinco para o Benfica, o jogo seguiu para prolongamento. Tal como na Luz, Facundo Navarro adiantou os valonguenses, mas desta feita não houve salvação para umas águias que voltaram a ter uma exibição confrangedora no capítulo ofensivo.

Como na Luz, houve dois golos na segunda parte no prolongamento. Mas foi o Valongo (e Rafael Bessa, que marcou ambos, selando um hat-trick) que os celebrou, bem como o forçar de um terceiro jogo. Será quarta-feira, na Luz, a partir das 20h. E é provável que o bilhete valha 60 minutos de Hóquei em Patins...

Óquei de Barcelos 3-2 Oliveirense (2-2, 1-0 prol.)

Apenas ofuscado pela resiliência do Valongo no capítulo dos destaques, o Óquei de Barcelos cometeu o feito de contrariar a classificação da primeira fase ao eliminar, em dois jogos, a Oliveirense.

Bem, no capítulo meramente desportivo, não terá sido bem assim, dado que a Oliveirense beneficiara de uma decisão administrativa para somar três pontos no duelo com os barcelenses, quando, em pista, perdera 4-6. E, numa justiça à moda do Minho, polvilhada de tango argentino, é o Óquei de Barcelos que segue para as meias-finais.

Depois da derrota em Oliveira de Azeméis, a Oliveirense estava obrigada a vencer no Pavilhão José Natário, casa emprestada dos barcelenses, dado um castigo de interdição de dois jogos do Municipal de Barcelos. E até se adiantou, por Tomás Pereira, aos 16 minutos, logrando entrar na segunda parte em vantagem.

Depois, Dario Gimènez reclamou os holofotes. O fantasista argentino igualou aos três minutos e, depois do também argentino Lucas Martinez ter dado nova vantagem à Oliveirense aos 12, voltou a igualar a dois minutos do fim do tempo regulamentar. Não se ouviu, mas poderiam ter-se ouvido pedidos de "encore" para Dario, e, como nos concertos, as equipas regressaram para mais.

O prolongamento não teve golos na primeira parte, e Dario Gimènez "desafinou" quando a equipa de Paulo Pereira chegou à 10ª falta, mas, empurrada por vozes que são suas apesar da casa ser emprestada, a equipa de Rui Neto levaria a melhor. Num último acto, Dario fez o seu terceiro no jogo e carimbou o lugar nas meias-finais.

Tomar 2-3 Porto

Sem necessidade de trabalho suplementar, o Porto foi o primeiro - em virtude dos horários dos jogos - a dar o passo para as meias-finais.

Em Tomar, a equipa de Nuno Lopes voltou a entrar bem, mas os dragões de Ricardo Ares voltaram a ser eficazes.

Carlo Di Benedetto não conseguiu bater Francisco Veludo em livre directo após azul a Pedro Martins, mas redimir-se-ia na superioridade numérica. E, redimir-se-ia com juros, voltando a marcar dois minutos e meio depois. Aos 11, Gonçalo Alves serpenteou pela defensiva tomarense como faca quente em manteiga derretida e elevava para três golos sem resposta. Perspectivava-se uma goleada como a do primeiro jogo, no Dragão Arena (pesados 7-0).

No entanto, o Tomar, a jogar para se manter em prova, e com o Porto também em gestão de esforço, soube manter a calma e foi atrás do resultado. Ainda na primeira parte, Caio - no jogo que marcou a sua despedida do Hóquei em Patins - lançou longo e, apesar da intercepção, a bola ficou à mercê de Tomás Moreira que disparou fortíssimo para o fundo das redes da baliza à guarda de Xavi Maliàn.

O golo valia, pelo menos, alguma esperança aos tomarenses para os segundos 25 minutos, mesmo sem Pedro Martins, que, tocado no nariz, seguiu para Lisboa para intervenção cirúrgica.

O Porto não conseguiria voltar a marcar, com Veludo, também em jeito de despedida dos tomarenses, a "fechar a porta" na sua baliza. Mas o Tomar pecava ofensivamente, ainda que tivesse boas oportunidades, nomeadamente por Rúben Sousa, que também fez o seu último jogo pela equipa da cidade templária.

Para os últimos 10 minutos, Nuno Lopes lançou Lucas Honório e, tal como nos minutos iniciais, o jovem atacante mexeu com o jogo. A oito minutos do final, servia Guilherme Silva para o 2-3 que tornava o sonho mais próximo. Mas, nem com cinco de pista, o sonho se concretizaria, com o Porto a mostrar tranquilidade e segurança.

Braga 3-4 Sporting

No Pavilhão de Sequeira, Braga e Sporting voltaram a ter um duelo emocionante, como aquele da primeira fase do campeonato, nas goladas. Então, os bracarenses tinham logrado um empate, mas agora tinham de vencer.

Diogo Seixas adiantou a equipa de Tó Neves, mas João Almeida - com quem o Braga tem um litígio contratual - igualou ainda na primeira parte.

Como no primeiro jogo, a reentrada do Sporting foi eficaz. Ferran Font bisou em dois minutos para uma vantagem de dois golos e os leões colocavam um pé nas "meias". Mas, Vítor Hugo, campeão nacional e europeu pelos verde-e-brancos, não enjeitaria duas grandes penalidades e igualou a partida ainda com largos 11 minutos e meio para jogar.

Houve cautelas, tensão, um Sporting com nove faltas nos derradeiros oito minutos e meio, mas prevaleceria a "estaleca" de campeão. A minuto e meio do fim, Alessandro Verona recebeu ainda na sua meia pista e arrancou para rematar, de zona frontal, para o fundo das redes de Leonardo Pais.

Na zona sempre cinzenta que são os bloqueios, o Braga ainda reclamou a 10ª falta. E até atacou com cinco. Mas nada deu resultado.

Afastado, o Braga de Tó Neves termina o campeonato em 7º, bem melhor do que na pretérita temporada em que lutou pela manutenção até à última jornada.

O Sporting fica a aguardar adversário - Benfica ou Valongo - para as meias-finais à melhor de cinco. Certo para já é que o primeiro jogo será no João Rocha.

Quadro do Play-off

Quartos-de-final

À melhor de três, a 18, 21 e 25 de Maio

• QF1 • Porto 2-0 Tomar • 7-0; 3-2

• QF2 • Sporting 2-0 Braga • 5-1; 4-3

• QF3 • Benfica 1-1 Valongo • 5-4 (3-3, 2-1 prol.); 2-5 (2-2, 0-3 prol.)

• QF4 • Oliveirense 0-2 Óquei de Barcelos3-4; 2-3 (2-2, 0-1 prol.)

Meias-finais

À melhor de cinco, a 29 de Maio, 4, 7, 10 e 12 de Junho

• MF1 • Porto vs. Óquei de Barcelos

• MF2 • Sporting vs. Benfica ou Valongo

Final

À melhor de cinco, a 16, 19, 22, 25 e 29 de Junho

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Alenquer discutirá subida com Riba d'Ave

Alenquer discutirá subida com Riba d'Ave

Na derradeira jornada, o Alenquer reclamou o 2º lugar na Zona Sul e vai defrontar o Riba d'Ave por uma vaga na I Divisão. Os alenquerense procuram o regresso à categoria máxima 14 anos depois.