Hat-trick de Neves na manutenção do Sandrigo e despedida de Cacau

O Sandrigo garantiu a manutenção na Serie A1 ao vencer o Monza. Diogo Neves assinou um hat-trick no jogo de despedida das pistas de Cacau. O internacional brasileiro representou Portosantense, Nortecoope, Óquei de Barcelos, Benfica e Sporting.

Hat-trick de Neves na manutenção do Sandrigo e despedida de Cacau
Foto de capa: Sandrigo Hockey 1968

Na última ronda do minicampeonato a quatro (play-out) que determina as descidas no principal campeonato italiano, o Correggio vencera a meio da semana por 3-6 na casa do já despromovido Matera e obrigava o Sandrigo a vencer este sábado o Monza, que já tinha a manutenção assegurada.

E a resposta da equipa de Franco Vanzo foi cabal.

O argentino Jeronimo Garcia inaugurou o marcador aos cinco minutos e o português Diogo Neves ampliou aos oito, bisando para o terceiro do Sandrigo aos 13. Matteo Galimberti ainda reduziu, mas Alberto Pozzato, que será reforço do Bassano de Miguel Viterbo, fez o 4-1 na resposta. Na segunda parte, Diogo Neves selou o resultado - e um hat-trick - em 5-1 aos cinco minutos.

Correggio e Matera são os despromovidos à Serie A2.

O Monza já não descia, o Sandrigo garantia a permanência, todos ficavam contentes. Menos o Correggio, que, salvo alguma desistência (que este ano não se prevê), regressa à Serie A2 depois de três temporadas na categoria máxima.

Com os três golos apontados, Diogo Neves chega aos 40 golos esta temporada, nove deles nas seis decisivas jornadas do play-out para a manutenção. O internacional português de 28 anos estará de saída do Sandrigo depois de duas épocas e é alvo do Vercelli, devendo prosseguir a sua carreira em Itália, onde já representou também Bassano e Trissino.

Despedida de Cacau

Entretanto, o último jogo da temporada do Sandrigo foi também o derradeiro da carreira de Cacau, que anunciou "game over" nas redes sociais.

Talvez o único que pode ombrear com Didi pelo estatuto de melhor jogador brasileiro de sempre, Cláudio Selva despede-se aos 42 anos depois de uma temporada em que apontou 12 golos (nove na fase regular e três no play-out) na Serie A1.

Cacau representou em Portugal o Portosantense e Nortecoope na II Divisão, subindo com os maiatos à I Divisão. Consolidou-se ali como um dos melhores avançados nas pistas lusas e realizou duas grandes temporadas no Óquei de Barcelos antes de rumar a Itália, para um poderoso Bassano. Em 2010 foi chamado para um Benfica que se reerguia e foi preponderante na conquista de uma Taça CERS em 2011, do Campeonato Nacional em 2012 e da histórica Liga Europeia - a primeira das águias - em 2013.

Regressou a Itália, para o Breganze, para mais duas temporadas culminadas com a presença na Fina Four da Liga Europeia às ordens de Guillem Cabestany, antes de ser tentado por outro grande do Hóquei em Patins português.

Chegou ao Sporting em 2015 com Luís Viana e "Tuco" Abalos, ex-colegas no Bassano e no Benfica, para um projecto ambicioso, mas seria vítima da ebulição da secção verde-e-branca, ficando apenas uma temporada, ainda assim saldada na conquista de uma Supertaça António Livramento.

De volta à "bella Italia", representou o Pieve 010, o Breganze e finda agora quatro temporadas ao serviço do Sandrigo e uma carreira recheada de momentos marcantes. Internacional brasileiro, o natural de Recife participou em vários mundiais, tendo logrado o 4º lugar em Vigo, em 2009, e sido consagrado como o melhor marcador em 2011 (San Juan) e 2013 (Angola).

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Bola parada acaba por repôr alguma justiça»

«Bola parada acaba por repôr alguma justiça»

O Sporting passou quase 42 dos regulamentares 50 minutos do primeiro jogo das meias-finais em desvantagem, mas não deixou de 'carregar' e foi recompensado. Para Paulo Freitas, o 'pormenor da bola parada' trouxe justiça.

«Estamos com a energia e o caráter que é necessário para estes play-offs»

«Estamos com a energia e o caráter que é necessário para estes play-offs»

Pese a derrota (nos penáltis), Nuno Resende revelou-se satisfeito com o desempenho e momento do Benfica, confessando que no prolongamento houve uma aposta na ida ao desempate por grandes penalidades.