Veludo, Bernardo e (muitas) outras danças entre os postes
As duas equipas portuguesas presentes na Final Four da Liga Europeia vão 'mexer' nas balizas, perdendo os seus guarda-redes titulares. Mas há outras mexidas entre os postes nos principais campeonatos.
Salvaguardando a imprevisibilidade do defeso, só se espera uma mudança entre os postes nos cinco primeiro do Campeonato Nacional da I Divisão. Devendo continuar Maliàn e Tiago Rodrigues (Porto), Girão e Zé Diogo (Sporting), Conti e Joka (Óquei de Barcelos) e Diogo Fernandes e Diogo Alves (Oliveirense), a única mudança deverá ser na baliza do Benfica, com a chegada de Bernardo Mendes, do vice-campeão europeu Valongo, para o lugar do jovem Rodrigo Vieira e juntando-se ao co-capitão Pedro Henriques.
Mas também a outra equipa portuguesa presente na Final Four da Liga Europeia, o Tomar, perde o pilar da sua boa época em termos defensivos. Duas épocas depois, Francisco Veludo regressa a Itália, desta feita para um Bassano que - com Miguel Viterbo como treinador - ambiciona ir mais longe no play-off, e rotulado como um dos "quatro ou cinco melhores do mundo" por Fabio Spallanzani, representante do patrocinador Ubroker. Em Itália desde 2015, Adrià Català representará o Trissino depois de ter defendido as redes de Lodi (2014 a 2018), Trissino (2018 a 2021) e Bassano (2021/22).
Para colmatar as importantes saídas, o Valongo aposta em Alejandro Edo ("Xano"), um "velho conhecido" do treinador Edo Bosch e detentor da Taça WSE pelo Calafell, ao passo que o Tomar já anunciou Albert Mola, guarda-redes catalão de 25 anos que, na época que agora termina, representou o Marinhense.
No Minho, Leonardo Pais e Jorge Correia deixarão, respectivamente, Braga e Juventude de Viana. "Leo" está - tal como Veludo - de partida para Itália, mas para representar o Montebello, e os bracarenses já terão garantido o concurso do campeão do Mundo Nelson Filipe, ex-Oliveirense.
Jorge Correia, despede-se da Juventude de Viana, que foi a sua casa nos últimos 11 anos (e mais dois entre 2002 e 2004), anunciando o final de carreira aos 39 anos. Internacional português, representou a selecção das quinas no Campeonato da Europa de 2014, que decorreu em Alcobendas.
Egurrola faz mexer OK Liga
Sem nenhum guarda-redes português ao "barulho" (para já, pelo menos), o mercado de guarda-redes na vizinha OK Liga está particularmente agitado.
O já lendário Aitor Egurrola "pendura os patins", tendo o próprio admitido que será contra a sua vontade quando o desejo era jogar mais uma época. Na decisão do Barcelona, terá pesado a oportunidade de "agarrar", desde já, o campeão da Europa Carles Grau, em fim de contrato com o Liceo.
Em virtude desse "golpe", o Liceo chamou Martí Serra, actualmente no Lleida, sendo no Lleida já foi anunciado Elagi Deitg, ex-Igualada, mas também o jovem Oriol Codony, ex-Manlleu, campeão da Europa de Sub-17 em 2019. O Manlleu perde também Xavi Arcas, que segue para Palafrugell, para a vaga do ex-oliveirense Xevi Puigbi, que vai para o Taradell.
Noutras mudanças, Gerard Camps deixará o Caldes para ocupar o lugar de "Xano" Edo, num Calafell vencedor da Taça WSE, e para o Caldes segue Jaume Gisbert, ex-Espanyol. Xus Fernandez está de saída do semifinalista Noia para reforçar o recém-promovido Vilafranca, agora órfão de David Arellano que se retira no culminar de uma carreira em que representou os portugueses Porto Santo, Limianos e Valongo.
Quinta-feira, 2 de Junho de 2022, 11h59