Assembleia-Geral espanhola aprova criação de Taça Ibérica
A Federação Espanhola de Patinagem aprovou em Assembleia-Geral a criação de uma Taça Ibérica, que colocará frente-a-frente os campeões nacionais de Portugal e Espanha, no feminino e no masculino.
Em Assembleia-Geral Ordinária realizada este sábado, a Federação Espanhola de Patinagem (RFEP) - no que ao Hóquei em Patins diz respeito - aprovou os calendários e modelos de provas para a próxima época.
Sem novidades de maior nas competições nacionais, mantém-se o play-off na Parlem OK Liga (masculina) e na OK Liga Iberdrola (feminina), cabendo destacar que a calendarização prevê a Taça do Rei e da Rainha em datas distintas e não em paralelo, como em 2019 (Reus), 2021 (Corunha) ou 2022 (Lleida).
A grande novidade acabou por ser a aprovação da criação de uma Taça Ibérica (Copa Ibérica), que colocará frente-a-frente os campeões no feminino e no masculino de Espanha e Portugal. Os moldes da prova não foram divulgados, aguardando-se mais novidades em breve.
Taça Ibérica
A ideia de uma Taça Ibérica não é nova.
Com o reconhecimento do Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH), uma prova entre os vigentes campeão português e campeão espanhol disputou-se de 1999 a 2001, em três edições.
Disputada no arranque de temporada, a duas mãos, a competição seria vencida nas três ocasiões pelo Barcelona, derrotando Porto (1999 e 2000) e Óquei de Barcelos (2001).
Domingo, 12 de Junho de 2022, 0h16