Palau 'bi' na Europa... e em Espanha

O Palau revalidou o título espanhol depois de ter revalidado o título europeu, num feito inédito no Hóquei em Patins feminino. Venceram na final da OK Liga o Gijón em dois jogos, por 2-1 e 3-5.

Palau 'bi' na Europa... e em Espanha
Foto de capa: Luis Velasco

Só por duas vezes alguém conseguira revalidar o título europeu feminino. Em 2010, o Gijón foi o primeiro a lograr a proeza, mas com o Cerdanyola campeão em Espanha. Em 2017, também o Voltregà o conseguiu, mas foi o Gijón campeão nacional. Esta época, no primeiro dia de Maio, o Palau também revalidou o título europeu. E, agora, num "à terceira é de vez", revalidou o título espanhol.

No primeiro jogo da final do play-off da OK Liga Iberdrola, a 18 de Junho, o Palau venceu por 2-1, na continuação de duelos equilibrados entre as catalãs e as asturianas. Aimee Blackman inaugurou o marcador a sete minutos do intervalo, mas a ex-benfiquista Marta Piquero igualou aos 10 minutos da etapa complementar. Como nas "meias", quando colocou o Palau na final no último segundo, Aina Florenza foi decisiva no desequilíbrio do marcador. A seis minutos e meio do final fez o 2-1 para a equipa de Ivan Sanz.

O Palau também assegurara a revalidação do título europeu frente ao Gijón e nas Astúrias.

Depois de ter vencido a fase regular, o Gijón recebia o segundo jogo e uma eventual "negra". Que não viria a ser necessária.

Esta sexta-feira, as asturianas até se adiantaram cedo, com Piquero a marcar aos três minutos e meio, mas Mariona Colomer igualou dois minutos volvidos. E o Gijón teve de andar sempre atrás do "prejuízo".

A meio da primeira parte, Berta Busquets deu vantagem às catalãs e mal sabia quão decisiva viria a ser. Sara Roces igualou quase de pronto, para o 2-2 que perduraria até ao intervalo. E até quatro minutos do final.

O Gijón carregava em busca da vitória que valeria a decisão na "negra", mas voltaria a ser o Palau a adiantar-se, por Laura Puigdueta. Sara Roces voltou a responder quase de imediato, para nova igualdade, agora a três. Depois, Busquets vestiu a capa...

A internacional e multi-titulada espanhola de 26 anos trabalhou bem na área para o 3-4 a dois minutos do fim e não desperdiçaria, instantes depois, um livre directo após azul a Sara Roces. Estava feito o 3-5 que valia a vitória no jogo, a vitória na final, novo título espanhol.

Este é o quarto título na OK Liga do Palau, o terceiro nas últimas quatro edições. Vencera o primeiro título em 2015 e voltaria a vencer em 2019. "Falhou" em 2020, numa época que não chegou ao fim e com campeão "por decreto", mas triunfaria em 2021 e, agora, em 2022.

Na OK Liga, que se disputa desde 2008, o Palau destaca-se dos três títulos do Gijón e fica a um dos cinco do Voltregà, que não ergue o título desde 2016. Cerdanyola (2010) e Manlleu (2020) foram os outros vencedores da prova.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Promessa argentina na Juventude de Viana

Promessa argentina na Juventude de Viana

A Juventude de Viana garantiu o concurso de Nahuel Castro, promessa argentina do Liceo. Internacional jovem pela albiceleste, 'Nanu' brilhou no Mundial de Sub-19 em 2019 e este ano contribuiu para o título de 'los verdes' na OK Liga.

O direito conquistado às vagas europeias

O direito conquistado às vagas europeias

Sem desistências, estão definidos os apurados dos 'três históricos' na nova 'Champions'. Porto, Benfica e Sporting entram na fase de grupos, Óquei de Barcelos e Oliveirense na 2ª eliminatória e Valongo e Braga na 1ª.

Vem aí a 'Champions', na reformulação das competições europeias

Vem aí a 'Champions', na reformulação das competições europeias

Há novo nome para as principais competições europeias e novos modelos, com uma Liga dos Campeões com duas fases de qualificação. Na principal prova europeia 'cabem' agora 34 equipas, sete delas de Portugal.