15 italianos à espera da chamada para o Mundial

A federação italiana anunciou uma lista de 15 atletas de onde sairão os escolhidos para o Mundial. Zampoli, Cinquini e Francesco Banini juntam-se a Alessandro Verona e aos outros 11 eleitos por Alessandro Bertolucci para o último Europeu.

15 italianos à espera da chamada para o Mundial

A Itália anunciou uma lista de 15 atletas que terão de pensar a próxima temporada com a possibilidade de chamada ao Campeonato do Mundo.

Em relação aos 12 escolhidos para o Campeonato da Europa de Novembro último - realizado em Paredes e em que os italianos terminaram em 3º, "ex aequo" com Portugal - há a registar três nomes acrescentados por Alessandro Bertolucci: Elia Cinquini, Francesco Banini e o guarda-redes Stefano Zampoli.

O Campeonato do Mundo realiza-se em San Juan, na Argentina, de 7 a 13 de Novembro. Em 44 edições da prova, a Itália logrou quatro conquistas, curiosamente nunca em casa... mas também nunca no país das pampas. A "squaddra azzurra" venceu em 1953 na Suíça, em 1986 no Brasil, em 1988 em Espanha e em 1997 na Alemanha. Na última edição, em 2019, em Barcelona, não foi além do 5º lugar depois de ter sido afastada por Portugal nos quartos-de-final, no desempate por grandes penalidades.

Em busca de um novo feito depois de ter conduzido o Trissino à conquista da Liga Europeia, Alessandro Bertolucci, um dos campeões mundiais de 1997, conta na sua "short list" com Alessandro Verona, Andrea Malagoli, Davide Banini, Davide Gavioli, Domenico Illuzzi, Elia Cinquini, Federico Ambrosio, Francesco Banini, Francesco Compagno, Francisco Ipinazar, Giulio Cocco e os guarda-redes Bruno Sgaria, Leonardo Barozzi, Riccardo Gnata e Stefano Zampoli.

Alessandro Verona

Alessandro Verona, jogador do Sporting e único italiano na portuguesa I Divisão, será - salvo enorme surpresa - um dos nomes certos na lista final de Alessandro Bertolucci.

No Sporting desde 2019, quando chegou do Lodi, Verona realizou esta época a sua melhor temporada, conseguindo mesmo 14 golos na fase regular e seis no play-off. Aos 26 anos (completa 27 em Agosto), afirma-se nos leões e procurará um segundo título internacional pelos "azzurri". Em 2014, com apenas 18 anos, foi campeão da Europa em Alcobendas.

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Jogador Revelação' da OK Liga reforça Porto

'Jogador Revelação' da OK Liga reforça Porto

O Porto oficializou a contratação de Roc Pujadas, eleito como 'Jogador Revelação' da OK Liga na temporada finda ao serviço do Noia. O jovem catalão de 20 anos junta-se a outros cinco não seleccionáveis nos dragões.