Título feminino de Sub-15 vai para Gulpilhares
O título de campeão nacional feminino de Sub-15 vai para Gulpilhares que, numa aliança com jogadoras de outros três clubes - Bragança, Carvalhos e Valongo -, foi categórico em Vila Praia de Âncora.
O Hóquei em Patins feminino em Portugal peca pela escassez de atletas, reflectindo-se na dificuldade em se formarem equipas formativas. A Federação de Patinagem de Portugal promoveu o Campeonato Nacional de Sub-15 (como vai promover o de Sub-19), mas permitindo um "desvio" regulamentar de forma a permitir a constituição de equipas.
Este fim-de-semana, o título de Sub-15 foi entregue em Vila Praia de Âncora a um categórico Gulpilhares. "Condimentado" de Bragança, Carvalhos e Valongo.
Numa primeira fase, com dois grupos de cinco equipas, o Gulpilhares venceu no Grupo 2 o Lavra (7-0), Criar-T (13-1), BIR (6-0) e Vila Boa do Bispo (8-0) ficando encontro marcado na final com o vencedor do Grupo 1, a Académica de Coimbra, também com quatro vitórias e apenas um golo sofrido, mas "meros" nove golos marcados, contra 35 das gaienses.
A constituição de 10 equipas para a disputa do Campeonato Nacional Feminino de Sub-15 foi, acima de tudo, face ao panorama do Hóquei em Patins feminino em Portugal, uma vitória da cooperação entre os diferentes emblemas.
Na decisão, o Gulpilhares venceu por 8-1, com hat-trick da capitão Rute Santos, uma das atletas da "casa" a par de Diana Almeida e Matilde Tavares. A equipa orientada por Filipe Faria - técnico que somou um segundo título pelo Gulpilhares, depois do Nacional de Sub-23 - contou ainda com Ana Fernandes, do Bragança, a guarda-redes Núria Leitão, do Carvalhos, e Ana Silva e Beatriz Vilar, do Valongo. Ana Silva seria a melhor marcadora do evento, com 15 golos em cinco jogos.
A classificação final ficou assim ordenada: 1º Gulpilhares, 2º Académica de Coimbra, 3º Vila Praia, 4º Vila Boa do Bispo, 5º Portimão, 6º Criar-T, 7º CENAP, 8º Lavra, 9º BIR, 10º Albergaria.
No próximo fim-de-semana, em Turquel, disputa-se o Campeonato Nacional Feminino de Sub-19. Em competição estarão Benfica, CENAP, Gulpilhares, Stuart e Tojal - também representados por mesclas de jogadoras de várias equipas - num campeonato de todos-contra-todos a uma volta.
Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 17h54