«Grazie e arrivederci»: Sarzana dispensa Mirko

Surpreendendo o mundo do Hóquei, Mirko Bertolucci anunciou que está de saída do Sarzana. O treinador que conduziu os 'rossoneri' à inédita conquista da Taça de Itália revelou que o clube não contará com ele na próxima temporada.

«Grazie e arrivederci»: Sarzana dispensa Mirko

Como há um ano, quando nada o fazia prever, haverá mudança no comando técnico do Sarzana. Se no último defeso, Alessandro Bertolucci foi "roubado" para colmatar a saída de Nuno Resende do Trissino para o Benfica, neste são os próprios "rossoneri" que tomam a decisão.

Mirko Bertolucci, que assumira o cargo deixado vago pelo irmão, anunciou este domingo nas suas redes sociais que recebeu um email a comunicar que o clube não contará com ele na próxima temporada. Recordando "uma temporada de sucesso e um início de verão 'cansativo'", o internacional italiano lamentou o fim da sua colaboração com o Sarzana. Segundo o jornal La Nazione, na base da divergência entre o técnico e o presidente Maurizio Corona terá estado o pedido para que Mirko assumisse em exclusivo a equipa principal do Sarzana. O comando técnico dos Sub-19 (que Mirko conduziu ao título italiano) e da equipa "B" já tinha sido entregue a Paolo De Rinaldis, sendo também pedido que Mirko deixasse o Pumas, projecto juvenil em Viareggio que começara com o irmão Alex.

Com uma equipa delapidada, o Sarzana não foi além do 10º lugar na fase regular desta temporada da Serie A1. Teria uma derradeira oportunidade de entrar no play-off, numa poule com o 7º, Grosseto, mas o adversário seria mais forte.

No virar para os 50 anos, que completou a 29 de Março, Mirko ainda fez uma "perninha" na Serie A2, pela equipa secundária do Sarzana, apontando 14 golos em 11 jogos.

No entanto, para a história ficará uma inédita conquista da Taça de Itália que, para além da importância do troféu em si, vale o direito desportivo a entrar na Liga dos Campeões e, ainda mais do que isso, a entrada directa na fase de grupos, evitando as duas fases de qualificação. Recorde-se que, na pretérita temporada, o Sarzana logrou, também pela primeira vez, a presença na Final Four da mais importante prova europeia de clubes, caindo nas meias-finais frente ao Trissino.

Em Sarzana, eram já conhecidas as saídas importantes dos catalães Joan e Pol Galbas (para Trissino e Sant Cugat), do espanhol Pablo Najera (Lodi) e do capitão Francesco Rossi (Forte) e ainda dos jovens Matteo Cardella e Ernest Cinquini (Montecchio), tendo sido assegurada a contratação dos argentinos Bruno Alonso e Facundo Ortiz no mercado português (Oeiras e Murches) e Jeronimo Garcia (que regressa, após representar o Correggio) e do experiente Sergio Festa (Forte). O novo treinador deverá ser conhecido nos próximos dias.

Acompanhe esta e outras transferências deste defeso nos principais campeonatos aqui.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny