Nalo Garcia abdica da albiceleste

Reinaldo Garcia não estará no Mundial de Novembro, na sua San Juan natal. Experiente, com presença em sete Mundiais, é uma baixa significativa para a Argentina. Mas será um 'reforço' importante para o Porto.

Nalo Garcia abdica da albiceleste

Reinaldo Garcia, de 39 anos (completa 40 em Janeiro), vai ser ausência notada no Campeonato do Mundo que decorre em Novembro em San Juan, sua terra natal. O internacional argentino falha o Mundial, mas garante estatuto de "seleccionável" nos jogos nacionais do Porto.

"Nalo" despede-se da albiceleste com a presença em sete campeonatos do Mundo no currículo. Estreou-se em 2005, nos Estados Unidos, sagrando-se vice-campeão, no primeiro de cinco títulos espanhóis consecutivos. Foi depois 3º em Montreux (2007) e novamente "vice" em 2009 (Vigo) e 2011 (San Juan). "Falhou" o Mundial de 2013 em Angola, mas regressou em 2015, em La Roche-Sur-Yon, para conquistar o ouro e colocar ponto final à hegemonia espanhola.

A Argentina, com um grupo estelar, prometia mais triunfos, mas baqueou perante Portugal nos mundiais seguintes. Em 2017, na China, caiu com estrondo nas meias-finais, perdendo por 0-5 depois de ter vencido por 5-2 na fase de grupos. Dois anos volvidos, em Barcelona, os portugueses venceram no desempate por grandes penalidades numa final de sentido único, ingrata para a albiceleste que dominou o jogo, mas não conseguiu bater um inspirado Ângelo Girão.

Agora, em busca de "vingança" perante o fervoroso público do Aldo Cantoni, a Argentina sofre uma baixa de vulto com a recusa de Nalo, que se juntará à saída de David Paez (deixou de jogar), mas, de resto, as escolhas de Jose Luis Paez não devem ser muito diferentes daquelas que apresentou - e brilharam - em Barcelona, com Carlos Nicolia, Lucas Ordoñez e Pablo Alvarez (Benfica), Gonzalo Romero e Matías Platero (Sporting), Matías Pascual (Barcelona) e os guarda-redes Valentin Grimalt (Lodi) e Conti Acevedo (Óquei de Barcelos). As duas "vagas" abrirão portas à entrada de Ezequiel Mena (Porto) e, quiçá, a um dos argentinos da Oliveirense, Franco Platero ou Lucas Martinez.

"Seleccionável" na nova temporada

A decisão de Reinaldo Garcia estará, inevitavelmente, também ligada à obrigação da escolha de pelo menos cinco "seleccionáveis" nas provas portuguesas (popularizada como "limitação de estrangeiros") que entrou em vigor na temporada finda.

O estatuto de "seleccionável" é regido pelo artigo 26º ("Condições de integração/convocação") de um Regulamento das Selecções Nacionais, aprovado em Assembleia-Geral Extraordinária a 1 de Abril de 2006. No ponto 2 deste regulamento (que deixou de estar publicado no site federativo apesar de ser citado no Regulamento Geral), pode ler-se que "só podem integrar as selecções nacionais da FPP os atletas/patinadores que reunam, cumulativamente, as seguintes características e condições: 2.1) Tenham nacionalidade portuguesa ou se, naturalizados portugueses, não tenham nunca representado qualquer selecção do seu país de origem; 2.2) Cumpram os requisitos exigidos pela FIRS - Federação Internacional de Roller Skating".

O ponto 2.1 faz - com polémica - uma distinção entre cidadãos nascidos portugueses e os que tivessem obtido a nacionalidade posteriormente, e negava o estatuto de "seleccionável" a Reinaldo Garcia mesmo que obtivesse a nacionalidade e cumprisse o hiato de três anos depois de ter representado outra selecção (requisito da então FIRS, agora World Skate).

No entanto, contrariando este regulamento das selecções, o ponto 3 do Artigo 50º do Regulamento Geral garante, ainda que numa escrita pouco inteligível (por tradução directa dos regulamentos internacionais), essa equiparação, viabilizando no imediato o estatuto a Nalo por não representar a albiceleste há mais de três anos e se obtiver a nacionalidade, num processo para o qual não se afigurariam obstáculos, por ser casado há largos anos com uma portuguesa, irmã do internacional português Ricardo Figueira.

Abdicando da presença no Mundial pela Argentina, o estatuto manter-se-á, permitindo a Ricardo Ares uma gestão diferente do plantel que contará com cinco "não seleccionáveis" - Ezequiel Mena (compatriota de Nalo), o francês Carlo Di Benedetto e os catalães Xavi Maliàn, Xavi Barroso e ainda Roc Pujadas, reforço para esta época - que podem ser sempre chamados à ficha de jogo.

Reinaldo Garcia chegou à Europa, a Portugal e ao Porto em 2001. Entre 2007 e 2015 brilhou no país vizinho, por Liceo e Barcelona, mas regressou ao seu Porto em 2015 para somar mais três títulos de campeão aos seis conquistados na sua primeira passagem. Capitão do Porto desde 2019, teve a renovação por mais uma temporada (até 2023) anunciada em Março último.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny