Supercopa abre temporada em Espanha

A temporada em Espanha arranca com a Supertaça, numa decisão a quatro. Esta sexta-feira e sábado, Liceo, Reus, Barcelona e Noia lutam por um lugar na decisão da que tem sido a mais 'democrática' prova do país vizinho.

Supercopa abre temporada em Espanha

Quando se fala do Hóquei em Patins em Espanha, o Barcelona parece um eterno conquistador, ainda que na pretérita temporada o Liceo - ou o Reus, com a vitória na meia-final do play-off -tenha posto fim a uma série que já ia em oito títulos de campeão blaugrana consecutivos.

No entanto, na Supertaça, a Supercopa, não tem sido assim.

Nas últimas três edições, a prova teve três vencedores diferentes, e nas últimas seis, há a contar três títulos do Liceo, dois do Barcelona e um do Reus. Antes disso, quatro triunfos blaugrana justificavam uma décalage significativa no número total de troféus de uma prova com 18 edições oficiais.

Liceo (campeão), Barcelona (vencedor da Taça do Rei) e Reus, os vencedores das últimas três edições da Supertaça, marcam presença em Olot para procurarem enriquecerem os seus palmarés, juntando-se a estes o Noia, que nunca esteve na final de uma edição a quatro. Os de Sant Sadurní lutaram pela conquista em 2008 e 2012, a duas mãos e contra um Barcelona que não deu hipótese.

Será precisamente frente aos blaugrana que o Noia procurará esta sexta-feira, nas meias-finais, um lugar na partida, depois do primeiro finalista ser encontrado entre Liceo e Reus, campeão e vice-campeão da OK Liga, numa reedição da final do play-off.

Na última Supercopa, o Liceo venceu na final o Barcelona por 3-2. Jordi Adroher, com três golos de livre directo, foi o herói de "los verdes". Para além do agora reforço da Oliveirense, ergueram o troféu Roberto Di Benedetto (Benfica) e "Nanu" Castro (Juventude de Viana).

Para a nova temporada, o Reus aposta no mesmo grupo liderado por Jordi Garcia, reforçado em Janeiro último com o ex-Benfica Sergi Aragonès. O Barcelona viu sair Nil Roca para o Benfica, forçou o fim de carreira de Egurrola e "roubou" os dois irmãos Grau ao Liceo, num saque generalizado aos novos campeões de Espanha.

As saídas de Carles e Marc são apenas duas em nada menos que sete (!) de um grupo que Juan Copa terá de reconstruir sobre os "sobreviventes" Alex Rodriguez, César Carballeira e Dava Torres. Já, o Noia vê partir o guarda-redes Xus Fernandez, mas mantém praticamente toda a estrutura. Saem Roc Pujadas e Álex Joseph, mas chegam outros dois jovens, Kyllian Gil (que representou o Sporting nos escalões de formação) e Martí Gabarró.

A "Supercopa" marcará o arranque oficial de temporada no masculino e também no feminino, mas nos dias 10 e 11 de Setembro. Na prova feminina, nas meias-finais, o Manlleu, vencedor da Taça da Rainha, defronta o Gijón de Ana Catarina Ferreira às 10h30, e o campeão - e detentor da Supertaça - Palau defronta o anfitrião Vila-Sana, de Sandra Coelho, a partir das 13h. A final feminina está agendada para as 13h de domingo.

Meias-finais

• MF1 • Liceo vs. Reus • 2.Set • 18h30

• MF2 • Barcelona vs. Noia • 2.Set • 21h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 3.Set • 20h45

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Pré-convocatórias de Portugal para os WSG conhecidas

Pré-convocatórias de Portugal para os WSG conhecidas

A FPP divulgou as pré-convocatórias para os World Skate Games. Em San Juan, os seniores masculinos defenderão o título conquistado em 2019, sendo que Miguel Rocha e Xavi Cardoso são os preteridos do estágio de Julho.