«O nosso objectivo é melhorarmos todos os dias»

No rescaldo da vitória na Elite Cup, Ricardo Ares vincou que 'há muitas coisas a melhorar' no Porto para cumprir o repto de vencer todas as competições. Como a Supertaça. 'Se ganharmos por 1-0 e de penálti estaremos felizes', projectou.

«O nosso objectivo é melhorarmos todos os dias»

Cinco competições oficiais, quatro conquistas. Apesar do registo não ser perfeito, seria difícil exigir mais a Ricardo Ares com pouco mais de um ano de trabalho em Portugal. Este domingo, conquistou - depois da Taça Intercontinental, da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional - a Elite Cup, única prova que lhe "escapou" na pretérita temporada.

A final frente ao Benfica não foi fácil. "Foi um jogo complicado, que, em muitos momentos não conseguimos controlar como tínhamos planeado. Isso é bom, dentro de conseguir a conquista, que era o objetivo máximo, porque temos muitas coisas a melhorar e , na segunda parte, soubemos gerir o resultado muito bem, atacamos bem e corrigimos algumas situações, sobretudo na parte de defesa de quatro para quatro, que melhoramos em relação à primeira", analisou o técnico basco. "Ainda há muitas coisas a ajustar, mas feliz pela ambição da equipa. Sabemos que o passado - como agora a Elite - é passado, vamos focar-nos no presente com a máxima ambição", assegurou.

Apenas uma semana volvida, há mais um troféu em disputa, a Supertaça António Livramento.

"Como disse antes, há muitas coisas a melhorar deste jogo, tanto no ataque como na defesa. Há sempre coisas a melhorar, questões que já tínhamos falado e que tínhamos que solucionar melhor. Na primeira parte não aconteceram tanto, mas temos uma semana boa para analisar outra vez bem e temos que fazer um melhor jogo, ainda que, claro, se ganharmos por 1-0 e de pênalti estaremos felizes", constatou, mas frisando um objectivo basilar. "O nosso objetivo, para além de vencer todas as competições em que participemos, é melhorar todos os dias e é nisso que nos vamos focar", vincou.

«Analisar tudo bem e 'sacar' um VAR melhor»

O Sistema de Revisão Vídeo, "carinhosamente" (mas incorrectamente) tratado como VAR, foi a principal inovação desta Elite Cup 2022. Entre pontos positivos e negativos, a opinião é unânime que será um instrumento útil, ainda que a precisar de "afinação".

"Muitos mais pontos positivos", assegura. "Acho que também as equipas de arbitragem que precisam de ajuda e precisam também um trabalho que eu acho que já se está a fazer. Mais como os atletas, os staffs, que sempre estamos a pensar em melhorias. Este pode ser um ponto de início muito bom para a melhoria e quanto antes. Se pudesse ser que o VAR estivesse instalado, acho que será muito bom. Inconvenientes. Os jogos são mais longos. Se calhar agora é o momento de analisar bem como correu todos os jogos, que aconteceu em cada jogo. Que erros, que acertos, os tempos, as situações. Analisar tudo bem e sacar um VAR melhor. E depois continuar a trabalhar mais. Eu acho que seria interessante também como a evolução do hóquei em patins no final eh uma ferramenta boa que ajuda a equipa de arbitragem e os jogos mudam, mudam e muito.

Barata e Pujadas

No plantel campeão nacional, são novidade para esta época os jovens Diogo Barata e Roc Pujadas, ambos de 20 anos.

Nesta Elite Cup, Diogo jogou frente ao Tomar e Roc frente ao Sporting. Na final, o jovem português esteve no banco, mas não chegou a entrar. É parte do crescimento.

"São dois jogadores com muita qualidade, jovens que têm de integrar-se na dinâmica de equipa", referiu Ares. "Estamos numa fase em que estamos a disputar títulos, jogos muito fortes. Os dois já deram toques da sua qualidade e isto é muito longo, há que trabalhar passo a passo. Mas ambos vão ser importantes nesta época", garante o técnico.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O impasse no intervalo da Elite Cup

O impasse no intervalo da Elite Cup

Houve a hipótese do Benfica não regressar para a segunda parte na final da Elite Cup. E, no longo impasse, os árbitros - que, antes, até podem ter incorrido num erro técnico - deveriam ter mesmo declarado o abandono das águias.